top of page


ICMBIO-Noronha interdita piscinas naturais na praia do Cachorro nesta segunda-feira (17)
O Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha interditou, nesta segunda-feira (17), por tempo indeterminado, as piscinas naturais conhecidas como "Buraco do Galego" e "Lasca da Velha", localizadas na Praia do Cachorro. A medida, tomada em conjunto com a Administração Distrital de Fernando de Noronha, ocorreu após inúmeras denúncias de uso inadequado do local.


Representantes de Fernando de Noronha participam de eventos sobre conservação dos oceanos no Rio de Janeiro
O Arquipélago de Fernando de Noronha voltou a ganhar destaque internacional na agenda de conservação marinha. Após o reconhecimento como Hope Spot - título concedido pela organização internacional Mission Blue a áreas marinhas essenciais para a preservação dos oceanos- representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio) e pesquisadores locais participaram, no sábado (1º), de um workshop realizado no Rio de Janeiro.


Arquipélago de Fernando de Noronha é reconhecido como “Hope Spot” pela Mission Blue
O Arquipélago de Fernando de Noronha conquistou, nesta quinta-feira (30), o título de Hope Spot (Ponto de Esperança), um importante reconhecimento internacional concedido pela organização global Mission Blue. A titulação destaca regiões marinhas de grande relevância ecológica, cultural e científica, consideradas essenciais para a conservação dos oceanos e da biodiversidade do planeta.


Torneio de Pesca volta a ocorrer na ilha após quase oito anos
Depois de quase oito anos, o tradicional Torneio de Pesca voltou a movimentar as águas de Fernando de Noronha entre os dias 8 e 11 de outubro. Com onze embarcações no mar e cerca de 50 participantes, entre pescadores e convidados, o evento marcou a retomada de uma das atividades culturais mais queridas da comunidade noronhense.


ICMBio-Noronha, Instituto Cabanga e Administração do Arquipélago promovem 2ª edição da Refeninho
Repetindo o sucesso da primeira edição, a 2ª Refeninho levou 40 estudantes da EREM Arquipélago de Fernando de Noronha para um passeio ecológico educativo em 10 embarcações participantes da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). A iniciativa, que aconteceu no dia 30 de setembro, integrou a programação da 36ª edição da maior regata oceânica da América Latina


Valor do ingresso do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha será reajustado a partir de 1º de novembro
Com reajuste de 2,9%, o valor do ingresso para o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha passará a ser de R$ 384,00 a partir de 1º de novembro de 2025. Visitantes brasileiros continuarão tendo 50% de desconto, pagando R$ 192,00 pela entrada. Já os moradores da ilha, seus parentes de primeiro grau e pessoas autorizadas a trabalhar em Noronha permanecem isentos da taxa. O ingresso tem validade de 10 dias.


Noronha acompanha atuação da Ambipar na gestão de resíduos sólidos em Fernando de Noronha
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha informou, nesta terça-feira (14), que está acompanhando de perto a atuação da empresa Ambipar, vencedora da licitação estadual para a gestão dos resíduos sólidos no arquipélago.


Turista é multada em R$ 10 mil após família segurar tartaruga-marinha em Fernando de Noronha
Uma turista de Florianópolis (SC) foi autuada e multada em R$ 10 mil após família segurar uma tartaruga-marinha (Chelonia mydas) durante um banho de mar em Fernando de Noronha. A conduta é proibida pelo Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do arquipélago.


Preparativos da Refeno 2025 contam com palestra do ICMBio de Fernando de Noronha
A chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha, Lilian Hangae, ministrou, nesta quinta-feira (25), no Iate Clube de Pernambuco (Cabanga), uma palestra para os comandantes das tripulações que vão participar da 36ª Regata Internacional Recife–Fernando de Noronha (Refeno). A largada será no próximo sábado (27), no Marco Zero, no Recife.


Mais de 500 pessoas participam das comemorações dos 37 anos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
Uma festa marcada pelo sentimento de pertencimento e pela valorização da cultura local. Assim foi celebrada a passagem dos 37 anos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Nos dias 13 e 14 de setembro, mais de 500 pessoas participaram de atividades como cinema ao ar livre, maracatu à beira-mar, mutirão de limpeza de praia e a roda de conversa ‘Vozes da Ilha’.
bottom of page


