Mais de cem pessoas participam da campanha “Deixe Sua Raiz em Noronha”
- ICMBio Noronha

- há 1 dia
- 2 min de leitura
Ação de plantio de mudas nativas integrou a programação da 10ª edição da Corrida 21k Noronha
fotos: Marcelo Albuquerque

A 21k Noronha mostrou, mais uma vez, que é muito mais que uma corrida. No último domingo (30), mais de cem atletas participaram da campanha “Deixe Sua Raiz em Noronha”, plantando mudas nativas na Área em Processo de Restauração Ecológica da Praia da Conceição. A iniciativa é promovida pelo ICMBio Fernando de Noronha, em parceria com a organização da corrida, a Aguama Ambiental e a ONG SalveBio.
Para muitos participantes, o gesto marcou uma experiência inédita. “Foi a primeira vez que plantei uma árvore. Acredito que todos deveriam fazer isso. A gente vai embora de Noronha, mas deixa uma contribuição ao meio ambiente”, afirmou Ariele Barbosa, campeã da modalidade feminina 8k.
O campeão geral da 21k, Márcio Silva, também esteve no plantio e destacou o valor simbólico da ação. “A gente busca conciliar a proteção da natureza e o esporte, que é saúde!”

O processo de recuperação ecológica na área teve início em 2022. O trabalho consiste na remoção da leucena, espécie exótica invasora que se espalhou pelo arquipélago, e na substituição por plantas nativas como mulungu (Erythrina velutina), pinhão-branco (Jatropha mollissima) e gameleira (Ficus noronhae).
“A gente utiliza essas plantas para restaurar a diversidade dessa área. Trazer a avifauna e reestruturar o equilíbrio que existia antes das espécies invasoras se alastrarem”, explicou Rihel Venuto, cofundador da SalveBio, que acompanha o monitoramento desde o início do projeto.
De acordo com o idealizador da corrida, Lisandro de Almeida, a campanha “Deixe sua raiz em Noronha” é sinônimo de realização e felicidade. “A gente tenta fazer que tudo corra bem e conseguimos ver no rosto das pessoas a felicidade de poder plantar e contribuir com a conservação da ilha”, celebrou.

Segundo Ricardo Araújo, analista ambiental e coordenador da Área Temática de Pesquisa e Manejo do ICMBio, o plantio é apenas a etapa final de um processo longo e coletivo.
“O trabalho começa muito antes da ação de plantação. A preparação começa no primeiro semestre, com a escolha e produção das mudas. É um esforço feito por muitas mãos: voluntários, bolsistas e parceiros. E o resultado tá aí: as mudas plantadas há mais de dois anos estão crescendo e ocupando seu lugar na restauração da área”, destacou.
Vale ressaltar que os mutirões de manejo de espécies exóticas são realizados durante todo o ano. Fique por dentro das próximas ações no instagram @icmbionoronha.
Veja a galeria de fotos da campanha “Deixe sua raiz em Noronha”: Clique aqui
Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha




