Pesquisa

PESQUISA CIENTÍFICA EM FERNANDO DE NORONHA

   A despeito das dificuldades logísticas envolvidas no acesso e permanência nas ilhas oceânicas, as Unidades de Conservação (UCs) brasileiras que as protegem estão entre as que mais atraem pesquisadores, o que atesta a significância destas ilhas para a ciência. O tamanho reduzido e o isolamento do continente tornam os ecossistemas insulares singulares e vulneráveis, com dinâmica evolutiva particular, que se reflete em endemismos e grande quantidade de espécies ameaçadas encontradas nestas pequenas áreas.

   

    Em Fernando de Noronha há ambientes recifais de extrema relevância ecológica e uma importante área de reprodução, alimentação e descanso de aves e tartarugas marinhas, assim como de muitas espécies de peixes. A área do PARNAMAR-FN abriga mais de 40 espécies ameaçadas de extinção e diversas espécies endêmicas, como as aves Elaenia ridleyana (cucuruta) e Vireo gracilirostris (sebito), e os lagartos Amphisbaena ridleyi (cobra-de-duas-cabeças) e Trachylepis atlantica (mabuya). Além dos vertebrados, o PARNAMAR FN abriga uma grande quantidade de invertebrados terrestres e marinhos.

   

   Desde o seu descobrimento, a ocupação humana no arquipélago de Fernando de Noronha trouxe consigo diversos impactos ambientais, levando ao declínio das populações de várias espécies, algumas até o ponto de extinção. Atualmente, dentre as principais ameaças ao PARNAMAR-FN, destacam-se as espécies exóticas invasoras, como os tejus, gatos e ratos. Essa fauna introduzida impacta negativamente as espécies nativas, especialmente as aves e a mabuya.

   

   Atualmente, além do controle de espécies invasoras, o principal desafio em Fernando de Noronha é conciliar a preservação ambiental com a garantia da qualidade de vida de cerca de 6 mil pessoas, entre moradores da ilha e turistas, num contexto de limitação de espaço e de recursos naturais. O A pesquisa científica é um dos objetivos das UCs e o ICMBio Fernando de Noronha a valoriza como importante ferramenta para subsidiar a tomada de decisões na gestão das UCs e na solução destes e de outros problemas ambientais relevantes.

   

   A pesquisa científica em UCs é regulamentada pela IN ICMBio 03/2014, e autorizada via SISBIO http://www.icmbio.gov.br/sisbio/ . Desde o início do uso do SISBIO, já foram mais de 300 projetos de pesquisa autorizados no Parque Nacional Marinho e na Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha juntos. Ressaltamos que toda pesquisa em UCs, de qualquer área do conhecimento, deve ser autorizada via SISBIO, mesmo aquelas que não envolverem coletas.

   

    O ICMBio Noronha conta com um Alojamento de Pesquisadores com uma cozinha de uso comunitário. O agendamento deverá ser feito através do email alojamento.noronha@icmbio.gov.br . Para agendar, é preciso enviar autorização SISBIO válida com o nome dos hóspedes como membros da equipe com pelo menos 15 dias de antecedência. Recomendamos agendar com bastante antecedência pois a procura é grande em alguns períodos do ano. Também está à disposição o Laboratório de Pesquisa que fica ao lado do alojamento, na sede do ICMBio.

   

   Para solicitação de isenção de ingresso no Parque Nacional de FN, basta apresentar a autorização SISBIO (com nome do pesquisador na equipe) na sede do ICMBio em FN. Para informações referentes aos procedimentos para solicitação de isenção da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), cobrada pelo Governo do Estado de Pernambuco, consulte http://www.noronha.pe.gov.br/ , menu Institucional/Projetos de Pesquisa.

 

Publicações

   

   Disponibilizamos aqui artigos, resumos, teses e dissertações produzidas sobre Fernando de Noronha e sobre o Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Caso queira disponibilizar seu trabalho, entre em contato pelo e-mail pesquisaparnamarfn@gmail.com.

Clique nos ícones para acessar as pesquisas

ICONEMANUALPESQUISADORICMBIO.png
Rua Eurico Cavalcanti 174 - Boldró - Fernando de Noronha/PE. CEP: 53990-000
SSL Certificates
 © 2017 ICMBio Noronha. Todos direitos reservados. Site criado por
Construção de sites  - VIGON Artes
Concessionária
YoutubeIconParnaSite.png
FaceBottonSite.png
InstagramBottonSite.png
TripAdvisorBottonSite.png