Programa Voluntariado

 

   O programa de voluntariado está pautado pelo Decreto Presidencial nº 4.519 de 13 de dezembro de 2002, no âmbito do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pela Instrução Normativa nº 03 de 02 de setembro de 2009. Atualmente, existem 132 unidades operacionais brasileiras que realizam programa de voluntariado, presentes em todas as grandes regiões brasileiras, destacando 38 unidades da região norte e 33 da sudeste. 

O esforço de trabalho agregado por voluntários em áreas protegidas é um instrumento chave para as Unidades de Conservação (UC’s) e se tornou fundamental para o apoio da gestão ambiental. O ICMBio conta com a contribuição dos voluntários, que agregam muito esforço e auxílio em trabalhos de campo em ambientes naturais, desenvolvimento de estudos, pesquisas, divulgação de informações para público externo, manutenção de trilhas, controle de visitação e apoio administrativo. Estas são algumas das atividades realizadas e ferramentas de manejo para a integração e disseminação de valores sobre gestão, conservação do meio ambiente, integração comunitária, turismo, educação ambiental e desenvolvimento sustentável. 

Ao participar do programa, o voluntário adquire conhecimentos e experiências práticas que contribuem para sua formação profissional, além de ter a oportunidade de conhecer regiões e culturas diferentes. Durante o trabalho, é aprofundado o entendimento sobre a funcionalidade, gerência e manejo de UC’s, bem como, a contextualização destas áreas em seu entorno e de suas características. Além disso, realizar algum tipo de trabalho pelo fato de acreditar na sua importância ou simplesmente por gostar do que faz, torna a experiência de ser um voluntário uma experiência marcante para crescimento pessoal e profissional, valorização curricular e aumento de oportunidades de trabalho. 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade de Fernando de Noronha (ICMBio FN) realiza a gestão de UC’s a partir do Núcleo de Gestão Integrada (NGI), que formaliza as estruturas e regras gerenciais de duas áreas protegidas: o Parque Nacional Marinho (PARNA) e a Área de Proteção Ambiental (APA). 

O programa de voluntariado do ICMBio FN aderiu ao novo conceito de voluntário criado em 2009, entretanto o programa já existe desde 2002, pelo Programa de Uso Recreativo implantado pela organização WWF. O programa recebe voluntários de vários estados do Brasil e procura manter um grupo de voluntários com o perfil multidisciplinar. A estrutura do programa de voluntariado do ICMBio FN abrange diversas atividades, integração de valores e construção de conhecimento para a gestão e conservação das UC’s.

 

Caso tenha interesse para os próximos processos seletivos, por favor consulte o documento descritivo anexado abaixo e conheça o procedimento de inscrição.

Conheça também os guias lançados pelo ICMBio Nacional

Programa Voluntariado ICMBio Nacional

http://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario

Rua Eurico Cavalcanti 174 - Boldró - Fernando de Noronha/PE. CEP: 53990-000
SSL Certificates
 © 2017 ICMBio Noronha. Todos direitos reservados. Site criado por
Construção de sites  - VIGON Artes
Concessionária
YoutubeIconParnaSite.png
FaceBottonSite.png
InstagramBottonSite.png
TripAdvisorBottonSite.png