top of page
CAPA VISITAÇÃO_SITE NORONHA.png
barra site noronha.png

Visitação

Fernando de Noronha - Visitante Imagem - Site Noronha

ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES AOS VISITANTES DO ARQUIPÉLAGO

Fernando de Noronha - Exclamação Ícone - Site Noronha

Informações sobre vagas e agendamento no final da página. Antes de comprar seu ingresso ou agendar sua visita a um dos atrativos do Parque, leia atentamente cada um dos tópicos a seguir:

Faixa Fotos Visitante_Site Noronha.png

Ingresso

Onde e como comprar?

ONLINE: Você pode realizar a compra online do ingresso e acessar as áreas do Parque com o QR Code gerado após a compra.

 

PRESENCIAL: O ingresso para o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha também pode ser comprado na bilheteria do Centro de Visitantes, localizado no bairro Boldró, das 8h às 19h.

O ingresso terá validade de 10 (dez) dias após a compra no Centro de Visitantes e no caso das compras online, será solicitada sua previsão de viagem. 

 

Caso seu voo mude de data, não se preocupe, é possível resolver isso na bilheteria ou entrando em contato com o email: 

[email protected]

Qual é o valor?

De acordo com a PORTARIA ICMBIO Nº 3.492, DE 17 DE OUTUBRO DE 2023

Para o público geral o ingresso tem o valor de R$ 358,00. Brasileiros têm desconto de 50%, custando R$ 179,00

Nos dois casos a validade é de 10 (dez) dias.

Quem é isento?

Brasileiros menores de 12 anos de idade e maiores de 60 anos de idade - mediante documentação comprobatória;

Moradores regularizados de Fernando de Noronha - mediante apresentação da carteira de morador permanente/temporário ou comprovante de isenção de TPA por período maior que 90 dias;

 

Parentes em 1º grau de moradores regularizados de Fernando de Noronha - pai/mãe, sogro(a), filho(a), enteado(a) e cônjuge, mediante documentação comprobatória.

 

Pessoa a serviço autorizada - servidor de órgão público, instituição privada ou de morador, que tenha obtido isenção do imposto migratório TPA, concedida pelo órgão Distrital Estadual responsável (ATDEFN).

 

Pesquisadores com licença SISBio.

Acesse o link a seguir para mais detalhes em relação à documentação exigida para cada categoria e as especificidades do serviço autorizado.

Informações conforme PORTARIA ICMBIO Nº 3.492, DE 17 DE OUTUBRO DE 2023

Quais áreas eu posso acessar com o ingresso?

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha representa 70% do arquipélago. Para acessar todos os atrativos de visitação localizados dentro dessa área é preciso adquirir o ingresso.

Isso significa que você precisa comprar o ingresso para acessar:

Baía do Sueste

 

Forte São Joaquim do Sueste

 

Ponta das Caracas

 

Praia do Leão

 

Praia da Caieira

 

Baía dos Golfinhos

 

Praia do Sancho

 

Baía dos Porcos

Trilha do Capim Açu*

 

Enseada do Abreu*

 

Praia da Atalaia*

 

Trilha Pontinha Caieira*

 

Morro São José*

Pontos de mergulho autônomo

EXCLAMAÇÃO SITE NORONHA.png

*Atrativos que precisam de agendamento.

Agendamento

O que é o agendamento de atrativos?

Os atrativos marcados com asterisco* nas listas anteriores são trilhas que contemplam piscinas naturais. Para que você tenha a oportunidade de visitá-las é preciso realizar o agendamento prévio de acordo com as vagas de cada dia. O número máximo de vagas foi pré-determinado pelo Estudo de Capacidade de Suporte, e a disponibilidade dessas vagas varia de acordo com a janela de maré baixa, que dura, em média, 4h por dia.

[entenda como consultar uma tábua de maré]

 

O procedimento de agendar vagas foi instituído a partir da necessidade de proteger esses ambientes mais sensíveis. Formadas durante os períodos de maré baixa, as piscinas naturais funcionam como berçários em que a vida marinha se desenvolve. Com uma grande variedade de peixes, algas e corais, costumam ser locais ideais para contemplar a biodiversidade local.

 

Além de supervisionar o número de pessoas que acessa essas piscinas por dia, o ICMBio limita a maioria das piscinas para o banho de flutuação obrigatório (uso de colete, máscara e snorkel) e a contratação de condutores cadastrados pelo órgão para a realização de algumas das trilhas.

Faixa Piscinas Naturais_Site Noronha.png

Como funciona o agendamento?

PASSO 1 |  Tenha o ingresso (número do ticket) em mãos. Não é possível realizar o agendamento sem o ingresso. 

 

A validação do ticket pode ser feita no espaço virtual de agendamento de trilhas (temporariamente disponível apenas para ingresso comprados on line) ou presencialmente, na bilheteria do Centro de Visitantes ou em um dos PICs (Postos de Informação e Controle). O ingresso comprados presencialmente já estão validados.
 

PASSO 2 | Com o ingresso em mãos, acesse a plataforma de agendamento de trilhas ou dirija-se ao Centro de Visitantes, no Boldró, das 8h às 19h.

Temporariamente, o agendamento de trilhas para quem comprou o ingresso presencialmente só poderá ser feito no Centro de Visitantes, das 8h às 19h.

Quer fazer o agendamento para terceiros? Basta ter o número ingresso deles em mãos (para agendamento virtual) ou o ingresso físico / foto do ingresso (para agendamento presencial).

PASSO 3 | Se quiser receber informações sobre as trilhas presencialmente, vá ao Centro de Visitantes, no Boldró, aberto das 8h às 19h, todos os dias. Lá você encontrará atendimento da nossa equipe.

Fernando de Noronha - Exclamação Ícone - Site Noronha

Fique atento às regras escritas no verso do voucher de agendamento. É importante respeitar o horário agendado! Aconselhamos chegar com cerca de 20 minutos de antecedência. 

Quais atrativos exigem agendamento?

Trilha do Capim Açu - Enseada dos Abreu - Piscina da Atalaia - Trilha Pontinha Caieira - Trilha Atalaia Pontinha Caieira - Morro São José.

Quais atrativos exigem contratação de condutor?

Trilha do Capim Açu - Trilha Pontinha Caieira - Trilha Atalaia Pontinha Caieira - Morro São José (modalidade a nado).

 

Durante o agendamento, o sistema irá lhe perguntar se você já tem um condutor cadastrado. Caso não tenha, não se preocupe, é só marcar a opção 'não' e seguir com o agendamento. Este questionamento é apenas para lembra-lo que você não será autorizado a realizar a trilha se não estiver acompanhado de um condutor.

 

ATENÇÃO: ao contratar o serviço de um condutor de visitantes para atuar dentro do Parque Nacional Marinho, verifique se ele/ela tem o credenciamento por parte do ICMBio.

Fernando de Noronha - Exclamação Ícone - Site Noronha

Caso tenha dificuldade em encontrar seu condutor de visitantes, procure o stand da ACITUR FN (Associação de condutores de turismo de Fernando de Noronha) no Centro de Visitantes do Parque para mais informações.

E os atrativos da Área de Proteção Ambiental?

Os outros atrativos para visitação em Fernando de Noronha encontram-se na APA. São praias de livre acesso que você tem a oportunidade de conhecer durante sua viagem pelo arquipélago.

Não é necessário comprar o ingresso para acessar:

Cacimba do Padre

 

Praia do Bode

 

Praia do Americano

 

Praia do Boldró

Praia da Conceição

 

Praia do Meio

Praia do Cachorro

Porto de Santo Antônio

Sempre observe a sinalização do local e informe-se sobre as condições do mar antes de entrar na água.

Confira quadro com disponibilidade instantânea de vagas nas trilhas

No mapa abaixo você vê a divisão entre a APA e o Parnamar, marcada pela linha vermelha.

Fernando de Noronha - Mapa Arquipélago - Site Noronha

Protocolo Operacional de Visitação atualizado

bottom of page