Representantes de Fernando de Noronha participam de eventos sobre conservação dos oceanos no Rio de Janeiro
- ICMBio Noronha

- 4 de nov.
- 2 min de leitura
Representantes do ICMBio-Noronha participaram de workshop entre Hope Spots da América do Sul, com presença da oceanógrafa Sylvia Earle, fundadora da Mission Blue
Fotos: Mission Blue/Divulgação

O Arquipélago de Fernando de Noronha voltou a ganhar destaque internacional na agenda de conservação marinha. Após o reconhecimento como Hope Spot - título concedido pela organização internacional Mission Blue a áreas marinhas essenciais para a preservação dos oceanos- representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio) e pesquisadores locais participaram, no sábado (1º), de um workshop realizado no Rio de Janeiro.
O evento foi organizado pelo Projeto Ilhas do Rio e reuniu outros Hope Spots da costa atlântica da América do Sul, incluindo quatro no Brasil, um na Argentina e um no Uruguai. O objetivo foi promover a troca de experiências e fortalecer ações conjuntas em educação ambiental, ciência e turismo sustentável.
A programação contou com a presença da oceanógrafa Sylvia Earle, referência mundial na conservação dos oceanos e fundadora da Mission Blue. Representando Fernando de Noronha, participaram o Agente Temporário Ambiental do ICMBio-Noronha, Lucas Penna, e o presidente do Instituto Vida no Oceano e coordenador do Projeto Tubarões e Raias de Noronha, Fábio Borges.
Durante o encontro, Fábio Borges e Rafaely Ventura, da Fundação Projeto Tamar, foram reconhecidos como Champions do Hope Spot de Noronha - título concedido a pessoas que atuam diretamente na conservação marinha.
Segundo a Mission Blue, Hope Spots são áreas de alta relevância ecológica, cultural e científica, fundamentais para a manutenção da biodiversidade global. Atualmente, existem 168 Hope Spots no mundo, sendo quatro no Brasil: Abrolhos (BA), Ilhas Cagarras (RJ), Alcatrazes (SP) e Fernando de Noronha (PE).
Além do workshop, o representante de Noronha, Fábio Borges, participou do evento “Soluções Climáticas Baseadas no Oceano”, realizado no AquaRio, também no Rio de Janeiro. O encontro marcou um passo importante rumo à COP30, com o lançamento da Carta de Compromisso dos Governos Subnacionais, documento que reúne estados e municípios brasileiros em ações voltadas à proteção e restauração dos ecossistemas costeiros.
Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha


















