top of page


ICMBio concluiu validação da terceira versão do Plano de Manejo da APA de Fernando de Noronha
Durante dois dias, segunda (25) e terça-feira (26), servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da sede em Brasília e de Fernando de Noronha, concluíram junto ao Conselho Gestor a validação da terceira versão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do arquipélago. A etapa representa um dos momentos mais importantes do processo de atualização do documento, conduzido pela Coordenação de Planos de Manejo de Unidades de Conservaç


II Semana do Peixe-leão amplia debate sobre controle da espécie invasora no Brasil
Considerado uma grave ameaça à biodiversidade marinha, o peixe-leão não encontra predadores naturais na costa brasileira e possui comportamento altamente predador, podendo consumir até 20 peixes em apenas 30 minutos, o que provoca impactos significativos sobre as populações de espécies nativas e o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.


Turistas e moradores se colocam em risco ao acessar Cachoeira do Sancho interditada
Na última semana, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio Noronha) voltou a registrar a presença irregular de turistas e moradores na área das Cachoeiras do Sancho, em Fernando de Noronha. O local permanece interditado devido ao risco de deslizamentos e queda de blocos rochosos, e o acesso irregular pode resultar em autuação e aplicação de multa.


Ação conjunta entre ICMBio Noronha e Administração apreende quatro cavalos em zona da APA de Fernando de Noronha
Nesta segunda-feira (4), o Núcleo de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em Fernando de Noronha (ICMBio Noronha), em conjunto com o Núcleo de Vigilância Animal (NVA) da Administração de Fernando de Noronha e a Polícia Militar, realizou uma ação de controle animal na ilha. Durante a operação, quatro cavalos foram apreendidos na Praia da Caieira, área de preservação permanente do arquipélago.


Mutirão do ICMBio e Vigilância Sanitária combate caramujo-africano em Fernando de Noronha
Nesta quarta-feira (29), o ICMBio, a Vigilância Sanitária, voluntários e moradores se mobilizaram em um mutirão na Vila do Trinta, em Fernando de Noronha, para a captura do caramujo-africano (Achatina fulica). Espécie invasora, o molusco representa risco ao meio ambiente e à saúde pública na ilha.


Guarda-vidas do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha são requalificados e retornam às praias nesta sexta-feira (27)
O serviço de guarda-vidas nas praias do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha será retomado nesta sexta-feira (27), após um período de quase um mês de suspensão para capacitação e requalificação dos profissionais.


Metade dos sapos-cururus de Fernando de Noronha apresenta deformidades, aponta estudo da Unicamp
Um estudo conduzido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, revelou um dado preocupante sobre a fauna de Fernando de Noronha: cerca de 50% dos sapos-cururus da espécie Rhinella diptycha apresentam algum tipo de deformidade física.


ICMBio-Noronha conquista nova embarcação para reforçar ações marítimas
O Núcleo de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Fernando de Noronha recebeu, no último dia 3 de março, uma nova embarcação de patrulha que vai reforçar as ações de gestão das Unidades de Conservação Federais, no arquipélago. A lancha é do modelo IB360 Pilot e possui capacidade para até dez tripulantes.


De 2 a 27 de março, praias do Parnamar de Fernando de Noronha ficam temporariamente sem guarda-vidas
A partir desta segunda-feira (2) até o dia 27 de março, os guarda-vidas do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha participam de uma capacitação. Durante esse período, as praias da Unidade de Conservação estarão temporariamente sem guarnição aquática.


ICMBio e Administração de Fernando de Noronha realizam ação conjunta para coibir comércio irregular na Praia da Quixabinha
O Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha, em parceria com a Administração Distrital da ilha, realizou, nesta quarta-feira (25), uma ação de fiscalização para coibir o comércio irregular, na Praia da Quixabinha. Durante a abordagem, foram apreendidos cadeiras, guarda-sóis e outros equipamentos utilizados de forma irregular, além da aplicação de multa no valor de R$ 1.816,19.
bottom of page


