ICMBIO-NORONHA interdita piscinas naturais na praia do Cachorro nesta segunda-feira(17)
- ICMBio Noronha

- 17 de nov.
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de nov.
As áreas conhecidas como “Buraco do Galego" e "Lasca da Velha" foram fechadas para visitação turística por tempo indeterminado.

O Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha interditou, nesta segunda-feira (17), por tempo indeterminado, as piscinas naturais conhecidas como “Buraco do Galego” e “Lasca da Velha”, localizadas na Praia do Cachorro. A medida, tomada em conjunto com a Administração Distrital de Fernando de Noronha, ocorreu após inúmeras denúncias de uso inadequado do local.
Segundo Mário Douglas Fortini, coordenador da Área Temática de Ordenamento Territorial do ICMBio de Fernando de Noronha, a intenção inicial era ordenar a visitação sem precisar fechar o atrativo. No entanto, diante do volume e da gravidade das denúncias - incluindo conflitos entre visitantes e condutores -, a interdição tornou-se necessária para garantir a segurança e a integridade dos usuários e da área.

“O principal motivo é o conflito atual deflagrado entre usuários e prestadores de serviço no local. Também fomos informados sobre a prestação de serviço não regulamentado. Isso não é permitido e ainda dificulta o acesso público”, explicou Fortini, que acrescentou que a decisão coincide com um período de mar agitado e swell, condições que aumentam significativamente o risco de acidentes.
As interdições seguem sem prazo definido, e a reabertura dos locais depende do ordenamento da visitação na APA. O NGI ICMBio-Noronha instalou placas informando sobre a proibição do acesso, nesta terça feira (18).
“Diferente do Parque Nacional, não temos, para a APA, o Protocolo Operacional da Visitação, mais conhecido como PROV. Com a elaboração do PROV da APA, publicação da revisão do plano de manejo da APA e a implementação do Projeto Orla; teremos instrumentos de gestão para ordenar a visitação não só no Buraco do Galego e na Lasca da Velha mas, também, de outros atrativos da APA”, informou Cintia Brazão, coordenadora da Área Temática de Uso Público do ICMBio-Noronha. O ICMBio tomará as medidas cabíveis, caso haja descumprimento da interdição do local.
Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha




