ICMBio-Noronha, Instituto Cabanga e Administração do Arquipélago promovem 2ª edição da Refeninho
- ICMBio Noronha

- 17 de out.
- 1 min de leitura
Evento que entrou na programação da Refeno em 2024 leva adolescentes noronhenses para passeio ecológico a bordo de veleiros participantes da regata
Foto: Giselle Vasconcelos

Repetindo o sucesso da primeira edição, a 2ª Refeninho levou 40 estudantes da EREM Arquipélago de Fernando de Noronha para um passeio ecológico educativo em 10 embarcações participantes da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). A iniciativa, que aconteceu no dia 30 de setembro, integrou a programação da 36ª edição da maior regata oceânica da América Latina
O trabalho do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha, da Administração da Ilha e do Instituto Cabanga promoveu uma tarde recheada de inclusão, educação ambiental e entendimento sobre a importância da conservação marinha.
A experiência a bordo saiu da praia do Porto, percorrendo as ilhas secundárias até a praia do Sancho. Jhon Martins, estudante do 8º ano, definiu a experiência como gratificante: “foi a minha primeira vez velejando num barco grande. Sem palavras para expressar minha alegria”.
Para incentivar a participação das embarcações, cada veleiro participante da Refeninho 2025 ganhou uma vaga de tripulante para a Refeno 2026. Igor Guimarães, comandante do Maré XX, vice-campeão da Refeno 2025, frisou a importância do evento. “Velejar aqui em Noronha sempre é bom, e levar a criançada para velejar foi muito bacana”, comemorou ele.
Durante os dias da regata, uma equipe do NGI/ICMBio esteve em campo fiscalizando embarcações e condutas no mar, assegurando o cumprimento das normas ambientais. A fiscalização busca garantir que a presença das embarcações não afete a biodiversidade marinha e costeira da ilha, reconhecida como Patrimônio Natural Mundial da UNESCO.
Por Caroline Oliveira - voluntária comunicação ICMBio Noronha




