top of page


Mais de 500 pessoas participam das comemorações dos 37 anos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
Uma festa marcada pelo sentimento de pertencimento e pela valorização da cultura local. Assim foi celebrada a passagem dos 37 anos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Nos dias 13 e 14 de setembro, mais de 500 pessoas participaram de atividades como cinema ao ar livre, maracatu à beira-mar, mutirão de limpeza de praia e a roda de conversa ‘Vozes da Ilha’.


ICMBio-Noronha organiza mutirões com parceiros para limpeza das praias do arquipélago
Durante toda a semana, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha e a concessionária EcoNoronha estão organizando mutirões com o objetivo de realizar a limpeza das praias do arquipélago.


Comemoração de aniversário do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha será no fim de semana
O próximo domingo (14) marca o aniversário de 37 anos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Para comemorar essa data especial, a programação já inicia no dia anterior.


Pesquisadores do PEM Nordeste iniciam levantamento socioeconômico e ambiental em Noronha
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha recebeu, entre os dias 23 e 25 de agosto, a equipe de pesquisadores do Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Nordeste. Durante a visita, foram apresentadas as etapas do estudo e iniciado o levantamento de informações sobre os diferentes usos do espaço marinho no arquipélago.


Tartaruga-verde resgatada em Noronha é transferida para reabilitação no continente
Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) encontrada com uma lesão no casco em Fernando de Noronha recebeu os primeiros cuidados da equipe da Área Temática de Pesquisa e Manejo, com ênfase na Fauna, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha, em parceria com a Fundação Projeto Tamar. O animal foi identificado no início de agosto, na Praia do Porto, durante as atividades de monitoramento realizadas pelo Projeto Tamar.


Comitiva da Embratur visita área em processo de restauração ecológica em Fernando de Noronha
Na tarde desta quinta-feira (28), uma comitiva da Embratur, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, visitou a área em processo de restauração ecológica na Praia da Conceição, em Fernando de Noronha. O espaço é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Entre os visitantes esteve o presidente da agência, Marcelo Freixo.


Três turistas estrangeiros são autuados por subir no Morro Dois Irmãos
O Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Fernando de Noronha, por meio da Área Temática de Proteção, autuou três turistas estrangeiros por acessarem o Morro Dois Irmãos, localizado dentro do Parque Nacional Marinho. A infração foi registrada em vídeo e encaminhada ao ICMBio.


Morador de Fernando de Noronha é multado em R$30 mil por manter caranguejos-amarelos em cativeiro
O Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Fernando de Noronha, por meio da Área Temática de Proteção, aplicou uma multa de R$30 mil a um morador da ilha, que mantinha caranguejos-amarelo em cativeiro. A autuação ocorreu na segunda-feira (18). A identidade do autuado não foi revelada.


ICMBio-Noronha intensifica fiscalização e aplica quase R$ 80 mil em multas
Na primeira quinzena de agosto, o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Fernando de Noronha realizou uma operação de reforço na fiscalização ambiental, que resultou na lavratura de nove autos de infração, totalizando R$ 70.964,00 mil em multas.


Após quatro anos, reprodução de atobá-mascarado volta a ser registrada em Fernando de Noronha
Fernando de Noronha celebra uma importante conquista para a conservação da avifauna local. Após quatro anos de monitoramento intensificado, um casal de Atobás-mascarados (Sula dactylatra) foi registrado com um filhote na região do Forte São Joaquim do Sueste. O filhote foi observado pela equipe da Área Temática de Pesquisa e Manejo do Instituto Chico Mendes (ICMBio) de Fernando de Noronha em junho, mas a informação só foi divulgada nesta quarta-feira (6). O evento marca o ret
bottom of page


