ICMBio-Noronha intensifica fiscalização e aplica quase R$ 80 mil em multas
- ICMBio Noronha
- 18 de ago.
- 2 min de leitura
Os autos de infração foram realizados na primeira quinzena de agosto
Foto: ICMBio

Na primeira quinzena de agosto, o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Fernando de Noronha realizou uma operação de reforço na fiscalização ambiental, que resultou na lavratura de nove autos de infração, totalizando R$ 70.964,00 mil em multas.
A ação foi coordenada pela Área Temática de Proteção do ICMBio-Noronha, sob responsabilidade da analista ambiental Edineia Correia. “Foi uma ação importante. No total, foram sete infrações na Área de Proteção Ambiental (APA) e duas no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha”, destacou a coordenadora.
Na APA, três autos foram aplicados por ocupação ilegal em Zona de Conservação, dois por perseguição de golfinhos, um por molestamento de baleia com embarcação e outro por poluição hídrica.
No Parque Nacional Marinho, as autuações envolveram turistas que descumpriram normas do Plano de Manejo (abandono de veículo e natação até o Morro São José sem a presença de condutor credenciado).
A operação contou ainda com o apoio da analista ambiental e agente de fiscalização do NGI de Paraty, Graziela Barros. Para ela, participar da ação em Noronha foi uma experiência única.
“Apoiar a equipe de proteção na fiscalização deste lugar tão especial foi uma experiência incrível. Pelos poucos dias em que compus a equipe, percebi que a fiscalização ambiental é essencial para que a qualidade da vida marinha e terrestre se mantenha”, ressaltou.
A fiscalização do ICMBio é fundamental para garantir a conservação da biodiversidade do arquipélago e a colaboração da comunidade é essencial para a proteção desse patrimônio natural, reconhecido mundialmente.
Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha