Três turistas estrangeiros são autuados por subir no Morro Dois Irmãos
- ICMBio Noronha
- há 10 horas
- 1 min de leitura
Acesso às ilhas secundárias, ilhotas e rochedos é proibido no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, com exceção do Morro São José
Foto: Bruna Roveri

O Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Fernando de Noronha, por meio da Área Temática de Proteção, autuou três turistas estrangeiros por acessarem o Morro Dois Irmãos, localizado dentro do Parque Nacional Marinho. A infração foi registrada em vídeo, no dia 17 de agosto, e encaminhada ao ICMBio.
Foto: anônima

Além da ilha principal de Fernando de Noronha, o arquipélago é formado por outras 20 ilhas secundárias, ilhotas e rochedos, todos integrados à área protegida do Parque Nacional Marinho. Essas formações têm papel essencial na manutenção da biodiversidade, servindo de refúgio para diversas espécies terrestres e aves marinhas. Por essa razão, de acordo com o Plano de Manejo do PARNAMAR, o acesso a essas áreas é proibido para visitação. A única exceção é o Morro São José, cujo acesso é permitido a pé ou a nado, mediante agendamento prévio.
Com base no artigo 90 do Decreto Federal nº 6.514/2008 (adotar conduta em desacordo com o Plano de Manejo da Unidade de Conservação), foram autuados dois turistas portugueses e um italiano. Os três já deixaram a ilha, e os autos de infração foram encaminhados por e-mail. O valor total das multas aplicadas soma R$13.132,00.
Por Isadora Aires - voluntária comunicação ICMBio Noronha