top of page
Foto do escritorICMBio Noronha

Revisão Pontual do Plano de Manejo do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é aprovada

Alterações foram validadas em reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho Consultivo do Parque/APA


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou, no Diário Oficial da União, as mais recentes alterações no Plano de Manejo do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. As mudanças foram aprovadas em reunião do Conselho Consultivo das Unidades Federais do arquipélago, no dia 13 de março de 2024, onde foi apresentada a minuta de alteração da revisão pontual do plano de manejo, e passaram a vigorar no dia 10 de setembro, após a validação do presidente do ICMBio, Mauro Pires.


O Plano de Uso Público (PUP) do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha foi aprovado em reunião extraordinária do Conselho, de 05 de maio de 2024, e aprovado através do Despacho Decisório nº8/DIMAN/GABIN/ICMBIO, de 28 de agosto de 2024.


A chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio de Fernando de Noronha, Lilian Hangae, destacou a necessidade desta revisão pontual do Plano de Manejo do Parque para viabilizar condições apropriadas para traçar diretrizes e construir as ações estratégicas do Plano de Uso Público.

Foto: Luiza Ramos

“Nos últimos anos vem sendo desenvolvidas análises técnicas para orientar o avanço do uso público e evitar inseguranças no seu processo de implementação. Em 2021, foi implementado o Protocolo Operacional da Visitação (PROV) e concluído no ano passado o mapeamento do Rol de Oportunidades de Visitação em Unidades de Conservação – ROVUC”, explicou Lilian Hangae.


Além da revisão do plano de manejo e da elaboração do PUP, o ICMBio de Fernando de Noronha também iniciou estudos para a delegação de serviços de apoio à visitação nas Unidades de Conservação Federal. Esse tema será discutido na próxima reunião extraordinária do Conselho Consultivo da APA/Parque, programada para o dia 30 de outubro de 2024.


“Estamos comprometidos com a conservação e manutenção do Parque Nacional. Em 2025, daremos início à revisão geral do Plano de Manejo do Parque, conforme estabelecido na Portaria ICMBio nº 2.602/2024, priorizando ações para o biênio 2025-2026”, concluiu Lilian Hangae.



Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha






Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page