Preparativos da Refeno 2025 contam com palestra do ICMBio de Fernando de Noronha
- ICMBio Noronha
- 25 de set.
- 2 min de leitura
Reunião destacou a importância do cumprimento das regras ambientais nas Unidades de Conservação Federais do arquipélago

A chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha, Lilian Hangae, ministrou, nesta quinta-feira (25), no Iate Clube de Pernambuco (Cabanga), uma palestra para os comandantes das tripulações que vão participar da 36ª Regata Internacional Recife–Fernando de Noronha (Refeno). A largada será no próximo sábado (27), no Marco Zero, no Recife.
Reconhecida como a maior regata oceânica da América Latina, a Refeno tem autorização do ICMBio, que define condicionantes ambientais e estabelece o limite máximo de embarcações participantes, este ano fixado em até 110 barcos. Até a última atualização da organização, a edição de 2025 já conta com 100 embarcações confirmadas, vindas de 16 estados brasileiros e de quatro países estrangeiros.
Segundo Lilian Hangae, é fundamental reforçar os cuidados ambientais diante da singularidade do arquipélago.
“Sabemos que a maioria dos velejadores tem um olhar mais consciente à natureza, mas nem todos conhecem as regras do território de Fernando de Noronha. Por isso, se faz necessário reforçar as condicionantes para a realização desse evento tão esperado por todos”, afirmou.
De acordo com o documento de autorização da Refeno 2025, todos os comandantes, tripulantes e passageiros dos veleiros devem declarar ciência sobre os limites do Parque Nacional Marinho e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernando de Noronha, bem como sobre os regulamentos, Planos de Manejo e legislações vigentes nas duas Unidades de Conservação.
Em Noronha, os comandantes devem ancorar exclusivamente no polígono de fundeio indicado pelo ICMBio e sinalizado pelo Cabanga Iate Clube. Confira todas as condicionantes aqui (link do pdf).
Durante os dias da regata, uma equipe do NGI/ICMBio estará em campo fiscalizando embarcações e condutas no mar, assegurando o cumprimento das normas ambientais. A fiscalização busca garantir que a presença das embarcações não afete a biodiversidade marinha e costeira da ilha, reconhecida como Patrimônio Natural Mundial da UNESCO.
"É importante manter livres uma raia para o trânsito das grandes embarcações que fazem todo o abastecimento da ilha, e outra para o trânsito da embarcações de recreio que atuam no turismo da ilha", reforçou Hangae.
2ª Refeninho
Após o sucesso de sua estreia em 2024, a atividade Refeninho está confirmada na programação da 36ª edição da Refeno. A iniciativa, incentivada pelo ICMBio, promove um passeio ecológico com estudantes da Escola Arquipélago de Fernando de Noronha em embarcações participantes da regata.
A ação acontece na terça-feira (30), a partir das 13h, com um trajeto entre a Ilha Rata e a Ponta da Sapata. Durante o passeio, os estudantes terão uma aula conduzida por professores da Unesp – Ilha Solteira. Ao final, todos receberão certificados de participação.
Os veleiros interessados ainda podem se inscrever no sistema da Refeno (https://www.refeno.com.br/passeio_login.php) com o e-mail e senha já utilizados na inscrição principal. Cada embarcação participante da Refeninho 2025 terá direito a uma vaga de tripulante gratuita na Refeno 2026.
Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha
e Caroline Oliveira - voluntária comunicação ICMBio Noronha