top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

Praia do Sancho recebe manutenção geológica na próxima quinta-feira (14)

Escada e faixa de areia da praia serão interditadas no período da manhã


Foto: Monique Menezes


Nesta quinta-feira (14), geólogas, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio – de Fernando de Noronha, vão realizar manutenção geológica na Praia do Sancho. A atividade inicia às 8h e vai terminar no início da tarde. Durante a manhã, a escada e a faixa de areia ficarão interditadas.


A Praia do Sancho é um dos principais atrativos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. A baía de águas claras é delimitada por rochas, que periodicamente, passam por manutenções geológicas. O objetivo é reduzir o risco de acidentes com quedas de rochas das falésias.

Foto: Bruna Roveri

De acordo com a pesquisadora pós-doutoranda e responsável pelo trabalho geológico na ilha, Joana Sánchez, a manutenção é realizada há dois anos. “O Sancho é um atrativo de alta visitação. A maioria das pessoas gostam de sentar na sombra do paredão e é onde mora o perigo. É por isso que a gente faz a manutenção preventiva para evitar que os blocos caiam na pessoa”, disse.


A queda de rochas soltas é um processo natural. Por isso, Joana reforça a importância de obedecer as sinalizações. “Apesar de saber que é um fenômeno natural, a gente tenta minimizar esses riscos. Não quer dizer que a gente tire 100% das pedras soltas, porque o paredão é muito grande. O ideal é que o banhista respeite as placas para evitar ficar em locais de risco”, recomenda Sánchez.


Ao longo da atividade, os mirantes continuam abertos. Assim como, o acesso à Praia do Sancho pelo mar, através de passeios de barcos ou mergulho livre. Para realizar o mergulho livre é recomendado o uso de equipamentos de segurança, a verificação das condições do mar e avaliação dos limites pessoais.



Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha






تعليقات


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page