Piscina do Atalaia passa por atividades-teste antes de reabertura
- ICMBio Noronha

- há 3 horas
- 1 min de leitura
O atrativo está fechado para banho desde junho de 2025 devido ao assoreamento
Foto: Caroline Oliveira

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha, em conjunto com a EcoNoronha, concessionária do Parque Nacional Marinho, iniciou nesta semana atividades-teste para a reabertura da piscina do Atalaia. O atrativo está fechado para banho desde 27 de junho de 2025 devido ao assoreamento natural — fenômeno em que a areia trazida pelas ondas cobre a piscina, comprometendo a preservação do ecossistema local.
As atividades-teste realizadas no local têm como objetivo analisar o melhor uso da piscina do Atalaia e seguirão até a próxima virada de maré, prevista para acontecer no dia 14 de janeiro. Após, serão definidas as condições da reabertura do atrativo até que seja possível a liberação integral. Por enquanto, os visitantes estão liberados para a contemplação do local.
A piscina do Atalaia é uma formação natural muito rasa — em alguns trechos, com apenas 80 cm de profundidade. O assoreamento modifica ainda mais essa configuração. O fundo da piscina é composto por areia biogênica, um tapete de algas conhecido como turf e colônias de corais do tipo Siderastrea, também chamado de coral-estrela.
Quando esses elementos são cobertos pela areia, o ecossistema entra em estado de vulnerabilidade. Se houver pisoteamento humano nesse cenário, o impacto ambiental pode ser ainda mais grave.
Para mais informações sobre o agendamento do atrativo, entre em contato com a concessionária Econoronha através do número: (81) 9453-2674.
Por Caroline Oliveira - voluntária comunicação ICMBio Noronha




