top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

Pesquisas de Noronha são apresentadas em evento científico nacional

Atividades de conservação desenvolvidos no arquipélago pela equipe do ICMBio tem sido citados como exemplos em outras partes do país, sobretudo no controle e manejo de espécies exóticas invasoras.


Foto: Bruna Roveri

Pesquisa com fezes de ratos identificou dispersão de sementes em Ilha do Arquipélago

Nesta semana (nos dias 24 e 25) algumas dessas pesquisas foram expostas no XIV Seminário de Pesquisa e XV Encontro de Iniciação Científica do ICMBio, em Brasília. Os eventos acontecem desde 2009 para promover a troca de experiências entre os profissionais que conduzem ou acompanham e demandam pesquisas científicas no Instituto Chico Mendes. “Neste ano tivemos expressiva participação” – comemora Ricardo Araújo, que coordena a equipe de pesquisa.

Foto: Marta Andrade

Rosana Camilo participou presencialmente apresentando e-poster no seminário científico do ICMBio

Três pesquisas envolvendo espécies exóticas invasoras desenvolvidas pelo ICMBIO Noronha foram expostas nos evento. Os biólogos Clara Buck e Lucas Penna destacaram a importância da ciência cidadã com a colaboração de mergulhadores no manejo da espécie de peixe-leão em Fernando de Noronha. Já a cientista ambiental Rosana Camilo investigou a dispersão de sementes da flora por meio das fezes do rato, também invasor e uma grande ameaça à biodiversidade na segunda maior Ilha do arquipélago, Ilha Rata.


A apresentação de Lucas Penna e Taysa Rocha, com a participação de Patrícia Serafini, mostrou um levantamento de aves debilitadas na Ilha; os resultados indicaram uma influência relevante de espécies exóticas invasoras para a perda de aves em Fernando de Noronha.



Confira a página do evento:


Por Clarissa Paiva - comunicação ICMBio Noronha






Comentários


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page