top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

Parque Nacional Marinho recebe nova manutenção geológica preventiva

Atividade faz parte do planejamento estabelecido em 2022, que recomenda vistoria e manutenção de pontos visitados pelo menos uma vez ao ano.


Foto: Acervo ICMBio

A partir desta quinta-feira, 09/03, quatro pontos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha vão passar por manutenção geológica preventiva: Abreu, Pontinha - Caieira, Sancho e Capim-Açu. A atividade deverá ser realizada em horários contrários à visitação e não deve interferir no funcionamento dos atrativos. No Sancho, a limpeza prevista para sexta-feira, 10/03 foi adiada, e o funcionamento continuará normal: das 8h às 18h.


O trabalho está previsto desde o ano passado, quando um estudo geológico feito pela doutora em geologia regional Joana Sanchez e outros especialistas mapeou os pontos que recebem visitação e indicou a limpeza regular das rochas e fragmentos que possam aumentar o risco de acidentes nas trilhas.


Menos de um ano depois da limpeza inicial de rochas e fragmentos soltos nas trilhas do Parque e no paredão do Sancho, a manutenção voltará a ser feita. Ao longo dos últimos 10 meses também foram feitas diversas melhorias de redução do risco geológico, como a adoção do uso de capacete para acesso à trilha da Baía dos Porcos e um Sistema de Gestão de Riscos - ainda em construção - que será adotado pela empresa Econoronha, concessionária de serviços de visitação no Parque.


O monitoramento em Noronha, coordenado por Joana Sanchez, será tema do pós-doutorado da geóloga na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp-Campus de Rio Claro.

Joana Sanchez coordena a manutenção geológica nas trilhas do Parque.

Foto: Marco Oliveira


Por Clarissa Paiva - comunicação ICMBio Noronha








Comments


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page