top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

Palestra sobre Espécies exóticas foi realizada na Escola Arquipélago nesta segunda-feira (25)

A atividade foi para os alunos do terceiro ano do ensino médio


Fotos: Bruna Machado


“Espécies exóticas: um problema para conservação do Arquipélago de Fernando de Noronha” foi o tema da palestra, nesta segunda-feira (25), ministrada pelo pesquisador do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, João Vitor Sulino, aos alunos do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago de Fernando de Noronha.


Durante a palestra os alunos aprenderam sobre a fauna e a flora nativa, exótica, endêmica e invasora. Assim como, as ações de manejo realizadas pela equipe de pesquisadores do ICMBio. A ideia da atividade surgiu durante as aulas de etnobiologia. O convite foi feito pela aluna Dayana Kamilly. “Por ele ser nativo, o João conhece muito sobre a ilha e pode nos explicar sobre a fauna e flora da ilha”, disse.


Para a professora de Biologia e Química, Hosana Pereira, a palestra trouxe contextualização local. “Eles vivenciam os problemas da ilha, então, eles precisam também saber o que está acontecendo, biologicamente falando. Então, os alunos precisam estar inteirados de tudo isso”, afirmou Osana.


Na atividade, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e expressar suas curiosidades, reforçando a importância da educação ambiental e da conservação do ecossistema local. O que mais chamou atenção da estudante Ariana Ribeiro foi os danos ambientais causados pelo Tejú (Tupinambis merianae).


“A vinda do Teju para ilha gerou um impacto grande na fauna e flora local. Adorei a palestra. Nós aprendemos mais sobre onde a gente vive e conhecer mais os trabalhos do ICMBio”, relatou a aluna.


O pesquisador João Vitor Sulino é ex-aluno da Escola Arquipélago e formado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente, é bolsista do programa GEF- Pró-Espécies para ações de Detecção Precoce e Resposta Rápida a Espécies Exóticas Invasoras.


“Me sinto muito grato de voltar na escola como um profissional e poder informar sobre o trabalho do ICMBIo com a comunidade e a realidade de Noronha. Ficou muito animado com a participação da turma e com o interesse dos estudantes de ajudar sobre questões na ilha”, disse João.





Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha






Yorumlar


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page