top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

NOTA OFICIAL – ICMBIO NORONHA

Sobre a venda de ingressos do Parque.


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio Noronha, responsável pelo Parque Nacional Marinho, informa que a recente medida anunciada pela Administração Distrital de Fernando de Noronha sobre a contagem de visitantes na Ilha com base no número de ingressos vendidos pelo parque não implica na suspensão da venda de ingressos.


É importante esclarecer:


- Dentre as obrigações assumidas em acordo junto ao Supremo Tribunal Federal, o Estado de Pernambuco assume responsabilidades de grande relevância para atingir os objetivos traçados no Acordo; entre elas a necessidade de restringir o número de visitantes à ilha. O objetivo é evitar que ultrapassem o limite máximo de 132 mil turistas por ano, com uma adicional limitação de 11 mil visitantes em um único mês – medida que desempenha um papel crucial na preservação do ecossistema local.


- No momento, será utilizado o número de pessoas que ingressam no Parque Nacional Marinho como um indicador preliminar de acesso à Ilha. No entanto, parâmetros mais precisos deverão ser desenvolvidos, já que a estimativa do ICMBio é de que o número de visitas na Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha é cerca de 5% maior.


- A contagem total de visitantes no Parque considera a entrada de novos visitantes durante o período de validade do ingresso (10 dias), sem recontagem a cada entrada nos atrativos, o que torna confiável os números repassados diariamente à Administração Distrital que fará o devido monitoramento.


Por fim, destacamos que os canais oficiais do ICMBio, Parque Nacional Marinho e Governo de Estado de Pernambuco são as únicas fontes que devem ser consideradas para repasse de informações oficiais e vias de contato para esclarecimento de dúvidas.







Comments


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page