ICMBio-Noronha e Vigilância Sanitária convidam a comunidade para participar da atividade
Foto: Acervo ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Fernando de Noronha e a Administração Distrital uniram forças para promover uma ação de prevenção e combate ao Caramujo Africano, nesta terça-feira (16), na Vila do Trinta. Durante o evento, os caramujos serão coletados e os moradores receberão orientações sobre manejo adequado.
O pesquisador do programa GEF- Pró-Espécies para ações de Detecção Precoce e Resposta Rápida a Espécies Exóticas Invasoras, João Vitor Sulino, explicou que a ação será realizada de porta em porta. "Estaremos à disposição da comunidade para auxiliar na remoção desses animais. Visitaremos as residências, na Vila do Trinta, em busca e eliminação dos Caramujos Africanos", destacou. O ponto de encontro para o mutirão será na Praça do Trinta, às 18h.
A presença desses moluscos tende a aumentar durante o período chuvoso, pois preferem ambientes úmidos e encontram maior disponibilidade de alimento e condições para reprodução. A espécie Achatina Fulica pode representar perigos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana, transmitindo o verme parasita Angiostrongylus Cantonensis, responsável pela angiostrongilíase meningoencefálica, uma forma grave de meningite eosinofílica, em humanos.
A organização do mutirão vai disponibilizar luvas, sacos plásticos e cal. O evento destaca o compromisso das autoridades locais e organizações de conservação com a proteção da biodiversidade e a saúde pública em Fernando de Noronha.
Protocolo de Eliminação e descarte do Caramujo Africano:
• Use luvas antes de manipular os caramujos;
• Colete o caramujo e suas ovas e coloque em um balde ou saco grosso e cal virgem em cima (até cobrir a parte mole do animal);
• Após 10 min quebre as conchas com um martelo ou algo do gênero e descarte tudo em mais de um saco separadamente do lixo doméstico;
• Descarte as luvas após o procedimento;
• O descarte pode ser feito entregando o conteúdo no NVA, na Vila do Trinta.
Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha
Comments