A capacitação vai ser oferecida na segunda (29) e terça-feira (30)
O projeto Cephalopoda, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha, realizará o minicurso “Identificação de Polvo de Águas Rasas do Brasil” no Centro de Visitantes, localizado na Vila do Boldró. A atividade será oferecida na segunda-feira (29) e terça-feira (30), das 19h às 22h.
A pesquisadora doutora Tatiana Leite e Maria Eduarda Alvarenga serão as facilitadoras do minicurso. “Vamos ensinar a como reconhecer as espécies de polvo de Noronha no ambiente natural através dos padrões corporais dos animais e outras características específicas da sua biologia ”, disse Tatiana Leite. “O participante pode escolher um dos dois dias do minicurso. O mesmo conteúdo será dado nos dois dias”, explicou.
Foto: Tatiana Leite
No Brasil, existem oito espécies de polvo que habitam águas rasas (de até 40 metros de profundidade), sendo quatro espécies registradas em Noronha: o Macrotritopus cf. defilippi, conhecido como Polvo-de-areia, Octopus hummelincki ou Polvo-de-dois-ocelos, Octopus insularis, que tem o nome popular Polvo-dos-recifes-brasileiros, e o Callioctopus furvus, conhecido como Polvo-noturno. Este último foi visto apenas uma vez nas águas do arquipélago.
O Projeto Cephalopoda, vinculado ao Laboratório de Métodos de Estudos Subaquáticos e Cefalópodes da Universidade Federal de Santa Catarina, oferecerá certificado aos participantes do minicurso e uma cópia digital do e-book " Guia de Identificação de polvos de águas rasas do território brasileiro ". As inscrições podem ser feitas pela internet (clique aqui)
Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha