top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

ICMBio Noronha lança Vocabulário Ambiental

A iniciativa pode ser conferida no Instagram do órgão.


Neste mês, o ICMBio Noronha está lançando o “Vocabulário Ambiental” em se perfil do Instagram. A iniciativa tem o objetivo de explicar termos que são corriqueiros na área de conservação da biodiversidade, mas que nem sempre são de conhecimento da população.

Confira a psotagem aqui: (instagram)


Mensalmente será publicado descrições de termos comumente usados pelos cientistas, e que nos ajudam a entender melhor os efeitos da interação entre espécies e os impactos causados. Na primeira edição foram abordados os termos “nativo”, “endêmico”, “exótico” e “invasor”, que são utilizados na identificação de organismos vivos, podendo ser plantas e animais.


Entenda as diferenças:

Nativa: são espécies que chegaram naturalmente em uma região ou ecossistema e se estabeleceram de forma equilibrada no ambiente.


Exemplo de espécie de planta e animal nativos de Noronha: mulungu (Erythrina velutina) e rabo-de-junco-de-bico-amarelo (Phaethon lepturus).


Endêmica: aquela espécie que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica. Toda espécie endêmica é nativa!


Exemplo de espécie de planta e animal endêmicos de Noronha: gameleira (Ficus noronhae) e a mabuya (Trachylepis atlantica).


Exótica: espécies que não chegaram naturalmente no ambiente, ou seja, que foram introduzidas pelo ser humano de forma voluntária ou involuntária


Exemplo de espécie de planta e animal exóticos em Noronha: cajazeira (Spondias mombin) e gato doméstico (Felis catus)


Invasora: as espécies invasoras são aquelas que chegaram em um local, de forma natural ou artificial, e com o tempo passaram a se proliferar de maneira não equilibrada. Em razão disso, são uma grande ameaça à biodiversidade.


Exemplo de espécie de planta e animal exóticos invasores em Noronha: linhaça (Leucaena leucocephala) e peixe-leão (Pterois sp.).


Mas você sabia que uma espécie nativa também pode ser invasora? É o caso da garça-vaqueira, apesar dela ser nativa, em razão das alterações ambientais causadas por humanos, a espécie aumentou drasticamente causando vários impactos.



Uma das frentes de atuação do ICMBio Noronha é a identificação e o controle de espécies exóticas invasoras da ilha, tanto de animais como de plantas. Este manejo é importante para a manutenção do equilíbrio ecológico.


Por Sabrina Stieler - voluntária comunicação ICMBio Noronha





Comments


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page