top of page

ICMBio-Noronha autoriza a 36ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha

  • Foto do escritor: ICMBio Noronha
    ICMBio Noronha
  • 5 de ago.
  • 2 min de leitura

Evento náutico acontece em setembro com limite de 110 embarcações e fiscalização ambiental reforçada no arquipélago


Foto: Bruna Roveri

ree

O arquipélago de Fernando de Noronha receberá, mais uma vez, a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), que chega à sua 36ª edição em 2025. Tradicional no calendário esportivo brasileiro, a competição náutica é autorizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por estabelecer as condicionantes ambientais e o limite de embarcações participantes, fixado neste ano em até 110 barcos.


A largada será realizada no dia 27 de setembro, no Marco Zero, no Recife, com destino ao arquipélago. Serão percorridas cerca de 300 milhas náuticas, o equivalente a aproximadamente 560 quilômetros de travessia até Fernando de Noronha, onde acontecem as cerimônias de premiação.

Foto: Bruna Roveri

ree

Durante os dias da regata, uma equipe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio estará em campo para fiscalizar as embarcações e as condutas das tripulações no mar, assegurando o cumprimento das normas ambientais em vigor no território. A atuação visa garantir que a presença das embarcações não afete a biodiversidade marinha e costeira da ilha, que é dividida em duas Unidades de Conservação Federal e Patrimônio Natural Mundial da UNESCO.


A Refeno é considerada uma das mais importantes travessias oceânicas do país e representa, além do desafio esportivo, uma oportunidade para reforçar a importância da navegação consciente e do respeito ao meio ambiente.


Refeninho


A Refeninho está confirmada na programação da 36ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). A iniciativa, que promove um passeio ecológico com estudantes da Escola Arquipélago de Fernando de Noronha em embarcações participantes da regata, retorna ao evento após o sucesso de sua estreia em 2024.


Durante a atividade, os estudantes noronhenses embarcam em veleiros da competição para um passeio educativo, com bate-papos interativos sobre conservação marinha, navegação e cidadania ecológica, conduzidos por representantes da Marinha do Brasil e do ICMBio.

Mais informações sobre a Refeno 2025 e a atuação do ICMBio podem ser acompanhadas pelos canais institucionais no Instagram: @icmbionoronha e @refenooficial.


Foto: Luiza Ramos

ree



Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha





ree

 
 
Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page