top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

ICMBio investiga morte de filhotes de tubarão-limão, espécie ameaçada de extinção

Crime aconteceu na praia do Porto de Santo Antônio, entre os dias 07 e 08 de janeiro


Foto: Roberto Rodrigues

Caudas e barbatanas de filhotes foram encontradas no mar por moradores da Ilha

Na manhã desta segunda, 8 de janeiro, o ICMBio Noronha recebeu a notícia de que filhotes de tubarão-limão haviam sido mortos no Porto de Santo Antônio durante à noite anterior. Um grupo que pratica hidroginástica nas águas da baía encontrou as nadadeiras nas águas rasas daquela praia. A pesca da espécie, que encontra-se em pleno período reprodutivo, é proibida em toda ilha e esses tubarões estão na lista das espécies ameaçadas de extinção no Brasil. As barbatanas encontradas indicam que pelo menos 3 filhotes de tubarão-limão foram alvos do crime ambiental. 


Nesta época do ano é comum o avistamento de filhotes de tubarão em regiões muito próximas à areia da praia. Este comportamento acontece como uma defesa dos animais à predação de tubarões maiores e de outros animais marinhos. Com a proximidade da costa, os animais ficam mais expostos à pesca predatória e à interação com banhistas. A interação de banhistas com essa espécie de tubarão é pacífica, mas requer cuidados especiais: jamais perseguir ou alimentar os tubarões, usar colete e nadadeira, procurar manter boa flutuabilidade, evitar agitar braços e pernas, e na presença de cardumes de sardinha. O que se espera com esta conduta é não estressar ou alterar o comportamento dos animais, que estão em seu habitat natural. Também é indicado preferencialmente mergulhar acompanhado e evitar água turva e os horários de amanhecer e anoitecer. 


Fotos: Clarissa Paiva


Ainda na manhã desta segunda, 8, equipe do ICMBio fez levantamento de informações com operadores de turismo que atuam no Porto


Os acidentes até agora registrados com tubarões-limão na Ilha foram de “trombadas” com surfistas. Outro caso registrado foi de crime ambiental, quando uma mulher foi mordida na mão ao tirar um filhote da água na tentativa de fazer uma foto, na praia do Sueste, em 2017. 


Fernando de Noronha é considerado o melhor lugar do Brasil e um dos melhores lugares do mundo para a observação de tubarões, até mesmo de fora da água. O ICMBio Noronha tem atuado com ênfase na educação ambiental e já prepara uma reunião com a segmentos da comunidade que trabalham no Porto e em outras praias, para reforço nas estratégias de comunicação aos turistas e estabelecimento de ações de proteção/vigilância, em especial no período de reprodução dos animais.


Por Clarissa Paiva - comunicação ICMBio Noronha







Comentários


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page