O evento aconteceu de 1º a 7 de abril. O Instituto foi representado pela pesquisadora da área marinha, Clara Buck.
Foto: Igor Emiliano
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, representado pela pesquisadora da área marinha Clara Buck, participou da Expedição Reef Check, no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, Bahia. Realizada de 1º a 7 de abril, a expedição reuniu especialistas para discutir o impacto do branqueamento de coral na costa brasileira.
O Reef Check, método internacional estabelecido em 1996, é utilizado no Brasil desde 2001 para monitorar a saúde e a biodiversidade dos recifes de coral. “A gente está fazendo uma força-tarefa porque estamos observando o aumento da temperatura da água do mar, causada pelo El Niño”, destacou a pesquisadora Clara Buck.
Foto: Clara Buck
O El Niño é um fenômeno climático, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico e tem provocado mudanças significativas nos padrões climáticos globais, resultando diversos impactos ambientais, dentre eles, o branqueamento e na mortalidade dos corais.
Além da participação do ICMBio de Fernando de Noronha, a expedição contou com a colaboração da equipe de trabalho do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, pesquisadores da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes.
Clara enfatizou a importância da colaboração multidisciplinar na expedição. “Foi uma verdadeira troca de experiência. A expedição contou com uma equipe multidisciplinar. Cada participante pode contribuir com suas habilidades e conhecimento”, ressaltou.
Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha
e Luiza Ramos - voluntária comunicação ICMBio Noronha
Comments