O credenciamento deve ser feito pela internet
Fotos: Bruna Roveri
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha lançou o edital do processo de credenciamento de condutores de visitantes para o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Todos os condutores que emitiram suas credenciais antes de 2022 devem obrigatoriamente realizar o recadastramento. O procedimento é realizado pela internet e exige a comprovação de cursos específicos.
O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que abrange 70% do arquipélago, é um destino conhecido por suas praias, mirantes e trilhas. Com mais de oito atrativos principais, a presença de condutores de visitantes é recomendada para proporcionar uma experiência mais enriquecedora e segura aos turistas. O chamamento público visa selecionar pessoas físicas interessadas em conduzir visitantes no Parque, garantindo a conservação do meio ambiente e a segurança dos turistas.
Os interessados podem se inscrever em duas categorias principais: Condutor de Visitante Pleno (que inclui condução terrestre, ilha tour e passeio naútico) e Condutor de Ilha Tour.
Para realizar a inscrição é necessário enviar os seguintes documentos: Formulário de Solicitação, Declaração de Conhecimento dos Riscos, Declaração de Compromisso com a Legislação Ambiental, Cópia do CPF, Documento com Foto, Comprovante de Endereço ou Declaração de Moradia em Fernando de Noronha, Carteira de Identificação de Residente Permanente ou Temporário, Comprovação de Curso de Primeiros Socorros (últimos 24 meses) e Certificados de Cursos Adicionais. A lista de cursos pode ser consultada no edital.
A inscrição pode ser feita pelo Gov.br. Os guias autorizados devem seguir uma série de obrigações, entre elas: Desenvolver o trabalho com ética e respeito às normas da unidade de conservação, tratar os visitantes com cortesia, informar os visitantes sobre a biodiversidade e importância ecológica da unidade, comunicar qualquer dano ambiental ou infração e gerenciar adequadamente os resíduos produzidos durante as atividades.
Validade e Renovação da Autorização
A autorização para a prestação de serviços é válida por até 24 meses e pode ser renovada ou revogada conforme as normas do ICMBio. Os condutores devem manter a carteira de identificação de residente válida durante todo o período de vigência da autorização. O edital tem validade por tempo indeterminado, e as inscrições serão aceitas em fluxo contínuo, com a possibilidade de encerramento com aviso prévio.
Para mais detalhes, acesse o edital completo no site do ICMBio: EDITAL PARA CREDENCIAMENTO N° 01/2024
Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha
e Luiza Ramos Franciscato - voluntária comunicação ICMBio Noronha
Comments