top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

ICMBio, Bombeiros e Samu realizam simulado Sancho

A intenção das instituições é que o exercício simulado aconteça a cada três meses.

Foto: Bruna Roveri

Uma articulação conjunta do ICMBio, Corpo de Bombeiros, Econoronha (concessionária do Parque Nacional Marinho) e Samu executou hoje um simulado de salvamento na praia do Sancho. O simulado teve início às 7h da manhã, com o chamado de socorro, e seguiu até 8h, após o primeiro boletim médico, pelo Hospital São Lucas.

A simulação trazia uma vítima de incidente com tubarão na praia do Sancho, com amputação parcial de uma das pernas. O desafio enfrentado e alvo do treinamento foi o resgate da vítima até o mirante do Sancho. Os bombeiros utilizaram um deslocamento alternativo à escada, feito pelo paredão. Cerca de 20 profissionais participaram diretamente do salvamento simulado; além de toda a equipe de suporte do Parque Nacional Marinho.


Após a operação simulada as instituições participantes se reuniram para avaliação. O capitão Carlos Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros, informou que houve um ganho de 30 minutos de comunicação e resgate em relação a ocorrências anteriores: “Uma ocorrência no Sancho, nós fazíamos em uma hora (busca, resgate e salvamento). Hoje nós fechamos a vítima aqui na plataforma do Sancho em 31 minutos - um ganho de 30 minutos na atividade, devidamente executado”. A diretora técnica do Hospital São Lucas, e responsável pelo Samu em Noronha ressaltou a importância do simulado: “É uma iniciativa muito boa, porque é treinando que a gente vai conseguindo ficar com a prática cada vez mais estabelecida e uma resposta mais ágil e mais eficaz”.

A avaliação do ICMBio também foi positiva: “Foi excelente para identificarmos algumas oportunidades de melhoria. Então agora é trabalhar isso aí, fazendo outros simulados. A integração entre as instituições foi rápida. Estamos preparados. Agora é continuar prestando esse serviço para que o visitante tenha, além da excelente experiência aqui no Parque Nacional, que ele também tenha essa experiência de forma segura”.


Fotos: Bruna Roveri

Confira o vídeo da ação:




Comments


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page