top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

Ave frango-d’água-azul ganha status de ‘residente’ de Noronha após registro de família com filhotes

O achado foi do biólogo especialista em aves Fabio Schunck, que fotografou o grupo de indivíduos com idades variadas em setembro deste ano


Foto: Fábio Schunck

Registro feito em Noronha, em setembro deste ano mostra família de frango d'água azul em açude da Ilha

Um registro raro de um grupo de “frango-d’água-azul (Porphyrio martinica), foi feito recentemente em um dos açudes de água doce de Fernando de Noronha. O registro torna-se mais um marco para a observação de aves local, porque muda o status da espécie na ilha: agora a ave passar a ser considerada “residente” do arquipélago.

Fábio Schunck, ornitólogo e fotógrafo

A foto foi feita pelo biólogo ornitólogo Fabio Schunck, que viaja pelo Brasil e pelo mundo desde 2004 em busca de registros raros como este. Ele detalha que o frango-d’água-azul foi visto pela primeira vez em Noronha na década de 1980, e depois nos anos 1990, mas com status de ave ‘vagante’, quando apenas um ou dois indivíduos eram registrados. “As aves migratórias tem rotas e datas específicas; já a ave vagante não” – explica o especialista. Na foto, feita em setembro deste ano, Fabio conseguiu encontrar 9 indivíduos de frango-d’água-azul no mesmo açude: 4 adultos, 2 jovens e 3 filhotes; o que indica a reprodução da espécie na Ilha. A ave já reside em outras partes do Brasil, onde é comum. Segundo o ornitólogo, inicialmente esta espécie não tem potencial de ser uma espécie invasora, a ponto de causar desequilíbrio ao ecossistema da Ilha, mas é preciso monitorar. O pesquisador faz observações em Noronha, com foco nas aves dos açudes, locais onde em geral, são feitos os registros mais raros das aves do arquipélago e do Brasil.


Os resultados dessa pesquisa serão publicados em revistas científicas da área da ornitologia e da conservação.


A partir de agora, biólogos e observadores de aves de qualquer parte do mundo poderão observar e acompanhar os frangos-d´água-azul de Noronha em observações de campo e através de plataformas online como WikiAves (www.wikiaves.com.br) e e-Bird (www.ebird.org), que possuem imagens e vocalizações das aves do Brasil.

Para conhecer mais sobre o trabalho do pesquisador e as aves registradas por ele, acesse www.fabioschunck.com.br


Por Clarissa Paiva - comunicação ICMBio Noronha





コメント


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page