top of page
  • Writer's pictureICMBio Noronha

Pesquisadores da UFRPE ampliam captação de dados sobre tubarões em Noronha

Em mais uma expedição, equipe marcou animais e coletou dados do receptor acústico instalado na Baía do Sueste.

Foto: Mariana Botão


O Projeto de monitoramento de tubarões, desenvolvido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em Noronha há cerca de 10 anos ganhou fôlego extra para continuar a marcar e monitorar tubarões na Ilha, identificando comportamentos e deslocamento dos animais, além de outros dados coletados para estudos científicos.


O estudo do grupo a UFRPE, apoiado pelo ICMBio e agora também pelo governo do estado de Pernambuco, através da administração distrital de Fernando de Noronha, tem como um dos objetivos oferecer subsídios que favoreçam a convivência entre humanos e tubarões.


EDUCAÇÃO – Além dos dados de pesquisas, essa coexistência entre animais marinhos e pessoas é alcançada através de muita informação. Em Noronha há palestra semanal sobre o assunto, cartazes educativos e frequentes cursos e atividades escolares, desenvolvidos por ONGs e outros projetos de pesquisa.


PRIVILÉGIO - Noronha é um dos melhores lugares do mundo para a visualização desses animais, por se tratar de uma área protegida para esses animais e várias outras espécies marinhas. A Ilha também é o destino brasileiro procurado por mergulhadores e amantes da natureza para ver tubarões, por ter na expressiva maioria de interações positivas entre pessoas e esse animais.








Comments


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page