top of page
  • Writer's pictureICMBio Noronha

Parabéns ao Parque Nacional Marinho é marcado pelo encontro de gerações

Jovens da Escola Arquipélago e idosos do grupo Oh Vida Boa se reuniram para a comemoração dos 35 anos do Parque.


Fotos: Bruna Roveri


A festa de aniversário do Parque Nacional Marinho foi junto à comunidade noronhense. Na tarde desta quarta-feira, 14, os funcionários do ICMBio Noronha reuniram-se a parceiros, autoridades da Ilha e convidados especiais para celebrarem juntos a data. O evento aconteceu na praça do projeto Tamar, em frente à sede do ICMBio. A programação contou com a exibição de curtas de animação criados em oficina com alunos da Escola Arquipélago, filme sobre os 35 anos do Parque (clique aqui), com depoimentos de quem acompanhou a trajetória da Unidade, apresentação musical e do Maracatu Nação Noronha.

O momento também marcou um encontro de gerações: estavam presentes os jovens da Ilha, alunos da Escola Arquipélago, e o grupo de idosos Oh Vida Boa! Além disso, houve também um encontro de ex-chefes do Parque Nacional Marinho: Domício Cordeiro, primeiro chefe da Unidade, Ricardo Araújo, hoje atual chefe da equipe de pesquisa e Manejo, João Luiz Rocha, chefe entre os anos de 2019 e 2020, Carla Guaitanele, hoje coordenadora geral de Uso Público e Negócios; além de Marcos Aurélio da Silva (Maguinho), um dos mais antigos na Unidade, ex-chefe e atual chefe substituto.

Maguinho falou em nome da chefe Lílian Hangae, que está de licença médica e deve assumir no início de outubro, e destacou a história dos anos iniciais do Parque e o quanto foi difícil a sua implantação junto à comunidade, que vivia da pesca e dos recursos oferecidos pela Ilha. Mas ressaltou que tudo isso foi importante para manter a Ilha viva e conservada, o que hoje atrai visitantes de todo o mundo e destaques como o título de Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.


Rafael Laia, coordenador da Gerência Regional Nordeste, que veio representando o presidente do instituto, Mauro Pires, parabenizou a comunidade pelo trabalho desenvolvido na Ilha, e afirmou que o parque não existiria sem o apoio dos noronhenses.


Confira a galeria de fotos:


Por Clarissa Paiva - comunicação ICMBio Noronha





Comments


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page