top of page
  • Writer's pictureICMBio Noronha

ICMBio Noronha firma parceria para construção de viveiro e casa de vegetação

Iniciativa vai fortalecer a restauração ecológica em diversos pontos do Arqupélago.


Foto: Rihel Venuto

A parceria entre o ICMBio Noronha, Aguama - Agência de Gestão Ambiental e Marketing, 21k Noronha e o Instituto Tríade tem como objetivo a criação de um viveiro/casa de vegetação* no sítio do Leão, localizado dentro do Parque Nacional Marinho. A parceria busca fortalecer as ações voltadas para a restauração ecológica em diversos pontos do Arquipélago que sofrem, principalmente, com a invasão de espécies exóticas.

O projeto será desenvolvido este ano, com inauguração prevista para novembro.


Para Rosana Andrade, integrante da equipe de pesquisa do ICMBio, o projeto do viveiro/casa de vegetação surge para maximizar ações urgentes de reintrodução de espécies nativas e endêmicas em áreas degradadas e invadidas. “Para que uma área que esteja infestada de invasoras seja efetivamente restaurada, após o manejo dessas invasoras, devemos combinar diferentes métodos de reintrodução de nativas", explica a servidora.


O viveiro/casa de vegetação também irá possibilitar experimentos de pesquisa, o beneficiamento e armazenamento de sementes, beneficiamento de estacas e o fortalecimento de estratégias em prol da restauração ecológica da flora, que repercute no ecossistema da ilha como um todo.


Para Caio Queiroz, da Aguama Ambiental, realizar iniciativas como essa fortalece o desenvolvimento sustentável e equilibrado de Fernando de Noronha. Caio também ressalta que “é uma honra trabalhar com o ICMBio pela importância do órgão na conservação ambiental” e acredita que esse projeto marca um momento importante para a ilha.


Parceiros pela conservação


O pontapé inicial de parcerias em prol da conservação da flora nativa foi dado ano passado em conjunto com a equipe da Corrida 21K Noronha, por meio de Lisandro de Almeida, empreendedor e morador da Ilha.







Comentários


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page