top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

Profissionais de mergulho passam por capacitação sobre biodiversidade de Noronha

Curso acontece regularmente e é oferecido aos novos integrantes das empresas de mergulho que operam no parque Nacional Marinho.


Foto: Clara Buck

Nos últimos dias 27 e 28 de setembro aconteceu mais uma edição do curso de capacitação para mergulhadores sobre biodiversidade marinha e regras ambientais das unidades de conservação. O curso é oferecido pelo ICMBio e é condição obrigatória para quem trabalha com operações de mergulho dentro do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Desta vez foram capacitados 10 mergulhadores e mergulhadoras.


A cada três ou seis meses, conforme chegada de novo staff, o ICMBio oferece a capacitação, que é ministrada pelos biólogos bolsistas da unidade, Lucas Penna e Clara Buck. As aulas tem como foco as Unidades de Conservação, biologia, ecologia e história da Ilha, além de orientações de boas práticas no mergulho.


Ao atuarem dentro do Parque Nacional Marinho as operadoras de mergulho devem cumprir um protocolo que inclui, antes do mergulho, repasse sobre as regras ambientais a ser feito com os clientes.


Agentes ambientais do ICMBio acompanham rotineiramente as operações, monitorando a saúde ambiental dos pontos de mergulho e o cumprimento de regras como a proibição de equipamentos como luvas e facas.


Peixe-leão

O manejo de espécies exóticas invasoras também faz parte do conteúdo do curso.

Desde 2020, quando um indivíduo de peixe-leão foi visto pela primeira vez na ilha, o assunto também passou a fazer parte da capacitação. O controle populacional deste peixe é feito em parceria com os mergulhadores, que podem registar os pontos onde os indivíduos foram vistos, ou até fazer a captura do animal com técnica e equipamento específico, após o treinamento.




Comments


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page