top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

Plantio coletivo marca expansão de projeto de restauração ecológica na Praia da Conceição

Projeto é fruto de parceria com empresas que atuam na Ilha e atletas da tradicional corrida 21K Noronha, que completa 10 anos


Fotos: Monique Menezes

Neste domingo, 26, moradores da Ilha, atletas e equipe da corrida 21K Noronha, juntamente com voluntários e servidores do ICMBio, plantaram mais 100 árvores nativas na área de restauração ecológica da Praia da Conceição, um dos cartões postais da Ilha.


A iniciativa começou em 2022 e faz parte de um projeto de parceria que surgiu unindo ações de manejo de espécies invasoras do ICMBio Noronha e o desejo de um dos realizadores da 21K Noronha, Lisandro Almeida, biólogo, de incentivar o legado ambiental da corrida na Ilha.

Em um ano o projeto já abrange 1 hectare de área em restauração: “Onde antes víamos espécies invasoras como a linhaça (Leucaena leucocephala) dominando a área, agora já começamos a ver novos tons e "formas" de verde, das espécies nativas que agora possuem mais recursos para se desenvolver e daquelas que foram plantadas por nós” – destaca Rosana Andrade, servidora do ICMBio que trabalha com a flora na Ilha. Segundo ela, o retorno da vegetação original trará inúmeros benefícios ecossistêmicos, inclusive para a fauna nativa. A expectativa é que a área volte a ter a presença de mais espécies de aves marinhas e terrestres.

Além da 21K Noronha, o projeto teve apoio direto da Heineken, Aguama Ambiental, Pousada do Vale e da Universo.


Se você tem interesse em apoiar ações em prol da conservação ambiental em Fernando de Noronha, envie um e-mail para [email protected].


Confira as fotos da ação do plantio de mudas nativas na Praia da Conceição:

Fotos: Rihel Venuto






Comments


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page