top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

Geólogas desenvolvem projeto de extensão em Noronha com curso para guias e trilhas interpretativas

Atividades ocorrem em parceria com o ICMBio há um ano e meio, sob comando da pesquisadora pós-doutoranda Joana Sanchez, com apoio das geólogas MCs Carolina Reis e Clara Moreira.


Fotos: Acervo pessoal Joana Sanchez

geólogas Carolina Reis, Joana Sanchez e Clara Moreira

Conjuntamente com o trabalho de risco realizado pela geóloga Joana Sánchez no arquipélago de Fernando de Noronha está sendo realizado há um ano e meio o mapeamento de locais de interesse geológicos na Ilha, além de uma maior difusão de conteúdos sobre o tema na mídia local, grupos de moradores e ainda dois cursos para gestores, guias e condutores. A intenção do projeto é despertar o olhar da população para a importância geológica local.

Os cursos são ministrados em conjunto com as Geólogas Msc Carolina Reis e Clara Moreira Moraes. Os cursos abordam além de geologia básica a geologia da ilha de uma forma simples e compreensível para os alunos, além de realizarem as trilhas interpretativas nos trabalhos de campo e conhecerem sobre os riscos geológicos que aqui existem. Até agora cerca de 90 guias de Noronha receberam a formação em geologia. O projeto tem continuação pelos próximos 4 anos.

Além do curso é realizado o inventário do patrimônio geológico para realizar a divulgação e conhecimento dos pontos mais importantes e curiosos da Ilha principal, que é a área do arquipélago que pode ser visitada por todos.

Manutenção Preventiva

Pelo menos uma vez a cada dois meses, as geólogas seguem com calendário de monitoramento e manutenção preventiva nos locais mais visitados do Parque Nacional Marinho. No relevo da Ilha próximo a trilhas, elas fazem a derrubada de pedras e pequenos blocos que se desprenderam, reduzindo o risco de acidentes com visitantes. O Trabalho de manutenção de risco geológico associados às rochas e a tectônica em Fernando de Noronha acontece desde março de 2022. Inicialmente, o monitoramento foi realizado mensalmente e neste segundo semestre de 2023 começou a ser feito semanalmente, com a chegada à equipe de mais uma geóloga, bolsista do ICMBio. Ao encontrarem algum local que precisa ser realizada a manutenção, a operação é agenda feita por equipe especializada.


Veja nas fotos alguns exemplos de como são acompanhadas as fraturas nas rochas que tem risco de queda ou tombamento:


Confira o cronograma de monitoramento cumprido em Novembro/23:

Dia 13: Baía dos Porcos, Cacimba, Americano, Bode e Boldró

Dia 14: Trilha Pontinha-Caieira

Dia 15: Abreu

Dia 16: Capim-Açu


Confira as fotos do trabalho educativo de geologia realizado na ilha:





Comments


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page