top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

Filme gravado em um veleiro mostra projetos de conservação na Ilha

O filme foi lançado no último sábado, 16, e está disponível no Youtube.

Imagem: Divulgação

Neste domingo, 16, o Studio Limbo e a Mysticeta Research lançaram no youtube um documentário sobre os projetos de conservação da Ilha.


"Ínsula" é um convite à sensibilização sobre a conservação e se passa durante a Regata Refeno (Recife / Fernando de Noronha), em 2021, a bordo do veleiro Pangeia.


Confira a entrevista com Rihel Venuto, que é coordendor de pesquisa da Mysticeta:


Quem forma esse time de velejadores? Que sonhos motivaram esse filme?


Um time composto por Pesquisadores (Biológos e Oceanografos), Fotógrafos, Jornalistas e Cinegrafistas. Sempre sonhamos em expressar nosso amor pela natureza e pela conservação de maneira artística e leve, trazendo pra sociedade, de uma maneira mais acessível, assuntos relevantes para preservação do meio ambiente. O filme Ínsula nasceu dessa semente, somando-se com sonhos de estudar a poluição dos oceanos, viabilizar e documentar projetos de pesquisa e fazer uma releitura do objetivo da Refeno, abrindo espaço pra pesquisa e educação ambiental a bordo.


Quais acontecimentos foram mais marcantes no processo de filmagem?


Um dos acontecimentos mais marcantes foi sem dúvida receber as crianças e adolescentes da ilha no nosso veleiro Pangeia. Foi incrível poder proporcionar essa vivência pra elas e ver seus olhos brilharem. Isso nos marca pois vemos nas crianças os possíveis guardiões do meio ambiente de amanhã.


Equipe durante as gravações do filme

Sabemos que a Refeno é uma Regata tradicional que reúne velejadores de muitas partes, mas que nem todos tem a consciência ampliada para a conservação. É possível sensibilizá-los através do filme?

Sem dúvida, um dos nossos objetivos foi dar uma nova perspectiva à essa regata tão tradicional. Unindo vela, conservação e educação ambiental, esperamos que nossas pegadas possam sensibilizar outras pessoas e velejadores para a necessidade de vincular vela, ciência e comunidade, com os olhos e ouvidos mais voltados aos ilhéus.


Há mensagens específicas para vários públicos... O que fica para a comunidade da Ilha, e para os que de alguma forma são beneficiados pela conservação de Noronha?


Acreditamos que o que deixamos para a comunidade é uma semente, uma visão, uma oportunidade de olhar pra conservação de sua da ilha e de conhecer um pouco mais das guerreiras e guerreiros que batalham para preservar e conservar Noronha. Nosso filme Ínsula também deixa uma singela homenagem aos ilhéus, pessoas que vivem nesse ambiente e podem levantar a bandeira para conservar essa natureza tão incrível.


Vem mais projeto por aí? contem tudo!


Com certeza! Estamos só começando. Noronha em si, foi só uma parte do Projeto Pegadas Oceânicas. Esse projeto visa levar a importância e os meios de conservação de nossas ilhas oceânicas. Queremos assim que der já lançar a campanha para a próxima expedição oceânica e viabilizar mais um sonho.


Para conferir "Ínsula" na íntegra acesse: https://youtu.be/4_hEiye-uWY


コメント


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page