ICMBio Noronha e UnB realizam o seminário final do curso "ComUNIDADE Escola - ICMBio"

 

 

       No último sábado, dia 24 de novembro, foi realizada a terceira e última etapa do curso de formação continuada de professores da rede pública e parceiros para ações educativas em unidades de conservação da natureza (Projeto ComUNIDADE Escola - ICMBio). Esta fase do processo foi de difusão do conhecimento, onde foram compartilhados com os participantes e comunidade local os resultados dos projetos executados durante o ano. As primeiras etapas consistiram na capacitação presencial dos professores e parceiros e no acompanhamento da execução das atividades ambientais educativas propostas pelos grupos.

 

Foto: Patrícia Lindoso / Voluntariado ICMBio

 

        Os projetos foram avaliados pelas equipes do ICMBio e da Universidade de Brasília (UnB). Os trabalhos precisavam atender o requisito de envolver a Unidade de Conservação no processo formativo nas escolas e, segundo os avaliadores, o resultado foi realmente positivo. “Todas as ideias apresentadas conseguiram abranger as sugestões que foram feitas durante a fase de capacitação. Consideramos o curso mais como um mobilizador que teve a intenção de ser um emancipador também, para que os projetos continuem com a motivação dos professores e que esses possam passar o aprendizado que tiveram para outros grupos. Dessa forma, que todos prossigam se ajudando e agregando conhecimento, não esquecendo nunca que o pano de fundo deve ser sempre a Unidade de Conservação.” - afirmou Zara Guimarães, doutora em Ensino de Ciências e Educação Ambiental, docente da UnB e uma das coordenadoras do curso.

 

Fotos: Patrícia Lindoso / Voluntariado ICMBio

 

        Os produtos propuseram trazer a educação ambiental para as escolas de forma dinâmica, lúdica e artística, abrangendo diversos tipos de técnicas pedagógicas, usando linguagens como teatro, cinema, música e dança, onde os alunos teriam diversas possibilidades de aprendizado, usando diferentes estímulos. Foram apresentados os projetos: Ecoteca, Mabuyando, Transforma Noronha, Sementes Mágicas e Sarau EcoCultural.

 

Fotos: Patrícia Lindoso / Voluntariado ICMBio

 

 

        Este curso foi realizado pelo ICMBio juntamente da UnB e conta com o apoio do Projeto GEF Mar, Econoronha, WWF-Brasil, Projeto Golfinho Rotador e as Escolas Arquipélago e Bem-me-quer.

 

 

 

 

 

(Terça-feira, 27/11/2018, às 18:30, por Patrícia Lindoso / Voluntariado - Comunicação ICMBio)

 

 

Share on Facebook
Please reload