Férias Ecológicas - Diversão e conhecimento no arquipélago.

 

 

 

    Durante o mês de janeiro, período de férias escolares, o programa Férias Ecológicas foi realizado no arquipélago de Fernando de Noronha. Iniciado em 1990, é um programa tradicional de férias promovido pelo Núcleo de Gestão Integrado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade de Fernando de Noronha e com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e execução do Projeto Golfinho Rotador.

    O tema em 2018 trouxe o seguinte questionamento: “O que posso fazer por Noronha?” e busca incentivar as crianças a refletir sobre diversos assuntos relacionados a ilha, como a fauna, flora e conservação local, assim como o estímulo ao desenvolvimento e fortalecimento da liderança, confiança, reciprocidade, respeito ao próximo e ao meio ambiente.

    As atividades foram iniciadas no dia 02 de janeiro e a festa de encerramento está prevista para o dia 3 de fevereiro. As dinâmicas, elaboradas por educadoras ambientais e auxiliadas por jovens monitores, foram realizadas de acordo com a faixa etária das turmas. A cada semana uma determinada idade participava de atividades no período matutino, durante todos os dias, finalizando com um passeio de barco no sábado à tarde.

  O tema do projeto era aprofundado logo no primeiro dia da semana, através de dinâmicas de apresentação, elaboração das regras de convivências e pintura das camisetas disponibilizadas para todos. Ao longo da semana, os participantes se divertiam com diversas brincadeiras, estímulos ao autoconhecimento com atividades de relaxamento, automassagem e yoga, além de aprender sobre os aspectos geológicos e oceanográficos da ilha, beneficiamento de sementes, plantio e trato da terra, observação e identificação de aves, flora e fauna locais, contemplação de golfinhos no mirante dos golfinhos e passeios de barco, caminhada noturna para a visualização das estrelas na Ponta das Caracas e pernoite na praia do Leão para acompanhar o Projeto TAMAR na desova de tartarugas.

 

 

Apoiadores: Noronha nas Estrelas – EREM Arquipélago/ Projeto TAMAR/ Noronha Roots/ ACITUR/ Águas Claras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload