Ministro do Meio Ambiente e Presidente do ICMBio visitam o arquipélago de Fernando de Noronha

       

O arquipélago recebeu, na última quarta-feira (22), o Ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho em visita técnica ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha – Rocas - São Pedro e São Paulo. O Presidente do ICMBio,  Ricardo Soavinski, acompanhou o Ministro para uma reunião realizada na quinta-feira (23), na sede do ICMBio em Fernando de Noronha com a coordenadora da área temática de Pesquisa (Thayná Mello), coordenador dos Monitores de Trilha (Carlos Cantareli), o coordenador do Projeto Golfinho Rotador (José Martins) e o Gestor do ICMBio Noronha (Felipe Mendonça). O encontro teve como foco inicial a apresentação do modelo implementado na ilha de integração dos trabalhos do Parque Nacional Marinho e da Área de Proteção Ambiental (APA), assim como os desafios da gestão do território insular. “Além das boas notícias com relação aos resultados de conservação da biodiversidade no arquipélago, buscamos reforçar para o Ministro os problemas relacionados ao extrapolamento da capacidade suporte da ilha”,  afirma Felipe Mendonça.

 

                         Ministro Sarney e Presidente Soavinski em reunião com a equipe do ICMBio Noronha.

 

Na sequência foram recebidos pelo Ministro e o Presidente, os integrantes do Conselho Distrital Artur Cândido, Verônica Modesto, Milton Luna e Eunice Oliveira, com o objetivo de formalizar a entrega de um ofício acerca de questões sociais e econômicas da comunidade local. O abastecimento de água também foi pauta. Os conselheiros reinvindicaram a ampliação do dessalinizador e da rede de esgoto, bem como a necessidade de sinalização dos morros próximos ao aeroporto, possibilitando voôs noturnos para emergências médicas.

Conselheiro Arthur Candido entrega ofício do Conselho Distrital para o Ministro.

 

“Nossa vinda a Noronha com o Ministro teve como objetivo apresentar as mudanças realizadas na APA e no Parque, o Plano de Manejo da APA novo e revisado, as concessões implantadas, assim como os desafios existentes nas unidades de conservação. O ministro vem visitando diversas Unidades no Brasil todo”, ressalta Ricardo Soavinski.

 

Após as reuniões o Ministro e o Presidente visitaram as estruturas do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Ambos destacaram as boas impressões do que viram e se mostraram satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela equipe do ICMBio e sua concessionária ECONORONHA.

 

Ministro do MMA e Presidente do ICMBio em visita ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

 

Concluindo a agenda do dia 23, o Presidente do ICMBio participou de uma etapa do monitoramento da qualidade ambiental dos corais, o Reef Check. Desta atividade participaram técnicos do Instituto e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Equipe do Reef Check

 

Na manhã de sexta-feira (24), o Presidente do ICMBio acompanhou a captura de tartaruga realizada pela equipe do Projeto Tamar na Praia do Sueste.

 

Captura da tartaruga na praia do Sueste

 

Ricardo Soavinski também se pronunciou sobre o atual momento da gestão ambiental no país e deixou claro que embora muito se fale em retrocesso, não houve retrocesso algum. Em relação a ilha, o Presidente apontou os desafios a serem enfrentados. “Temos que cuidar da biodiversidade, ficar atentos às questões das espécies exóticas, tais como gatos e ratos e ainda tratar da infraestrutura, do saneamento e, pricipalmente do esgoto. É fundamental o foco nisso", finaliza o Presidente.

 

 

 

Share on Facebook
Please reload