O evento é gratuito e oferece aulas, oficinas e palestras.
Foto: Bianca Rangel
De 22 a 27 de abril, a ilha vai receber a 1ª edição da Semana do Planeta Oceano, em comemoração ao Dia Internacional da Terra (21/04) e à Semana da Geodiversidade. O evento vai oferecer atividades para os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago de Fernando de Noronha, bem como atividades educativas e artísticas abertas ao público em geral.
O evento é organizado pelos projetos ONDA-ILOC (Observadores da Natureza para o Desenvolvimento Ambiental nas Ilhas Oceânicas) e Tubarões e Raias de Noronha, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio - de Fernando de Noronha.
A coordenadora do projeto Tubarões e Raias de Noronha e pós-doutoranda, Bianca Rangel, contou como surgiu a ideia da Semana do Planeta Oceano. "O evento nasceu do sonho de trazer, de forma lúdica e interativa, a importância e características dos animais, plantas e rochas de Noronha. Reunir pesquisadores e projetos, estudantes, professores, residentes e visitantes numa grande celebração pelo nosso planeta. Como estamos cercados de água em Noronha e nosso planeta é composto de 70% de água, o nomeamos como Planeta Oceano”, disse.
Na escola, a programação vai contar com atividades na sala de aula e no campo, como: captura científica e monitoramento de tubarões, oficinas, palestras sobre dinossauros e aves, trilha interpretativa e coleta de material biológico e geológico.
“A geologia da ilha é muito especial perante o mundo todo. E nada mais interessante do que a participação dos moradores. Eles vão poder conhecer a origem desse arquipélago a partir de sua formação rochosa vulcânica”, afirmou Joana Sánchez, pesquisadora pós-doutoranda e professora da Universidade Federal de Goiás - UFG.
Os alunos também contribuirão para a criação de uma coleção biológica e geológica na escola. “As coleções biológicas são importantes ferramentas de ensino. Mas com a coleção do ONDA-ILOC na escola buscamos, além da questão educacional, mostrar aos alunos as habilidades artísticas poderosas que eles têm de olhar e interpretar o mundo biológico”, explicou Ana Clara Suhett, coordenadora do projeto ONDA-ILOC.
Além disso, haverá atividades de educação ambiental, como limpeza de praia, passarinhada e oficinas de placas criativas. A programação noturna vai contar com palestras especiais no auditório do Projeto Tamar.
Confira a programação aberta ao público:
22/04 (segunda-feira)
- 14h-16h: Palestra de abertura com a equipe ONDA-ILOC no auditório do Tamar
- 19h30-20h30: Palestra “Dinossauros do Brasil: 170 milhões de anos de evolução”, com o prof. Dr. Luiz Anelli (USP) no Museu dos Tubarões
23/04 (terça-feira)
- 19h30 - 20h30: Palestra “Desmistificando os Tubarões” com o documentarista Lawrence Wahba no auditório do Tamar
24/04 (quarta-feira)
- 19h: Oficina de escrita com a escritora Celina Bodenmuller (foco professores e pessoas ligadas à pedagogia)
25/04 (quinta-feira)
- 19h30: Palestra Arte Oceânica com Marina do Mar no Auditório do Tamar
26/04 (sexta-feira)
- 9h: Captura científica de tartarugas na praia do porto realizada pela Fundação Projeto Tamar
- 19h: Palestra “Chico José de Brito pelo Planeta Oceano” no Auditório do Tamar
27/04 (sábado)
- 7h30-9h00: Limpeza de praia com o Minuto Noronha na Baía do Sueste
- 8h30: Vem Passarinhar com o projeto Aves de Noronha, encontro no PIC da Trilha do Sancho
- 9h30: Café da manhã e oficina de plaquinhas criativas com Noronharte, Mirante do Boldró
Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha
Commenti