top of page
  • Writer's pictureICMBio Noronha

Inédito: filhote de sebito, ave endêmica de Noronha, é adotado por outros pais

A adoção aponta para uma nova estratégia de manutenção da espécie na ilha


Uma cena inédita para a conservação das aves de Noronha foi presenciada no mês de abril: a adoção de um filhote de sebito-de-noronha por outros pais. A espécie é endêmica* da ilha e está ameaçada de extinção.


O filhote, que já estava aprendendo a voar, foi resgatado no dia 25, após ter caído do seu ninho original. Como estratégia para garantir sua sobrevivência, o veterinário Filipe Sobral e a bióloga Geisiane Sobral, ambos voluntários do ICMBio, levaram o animal até a área do Sancho, que possui muitos ninhos ativos para que ele pudesse ser “adotado”. O método escolhido deu certo e assim que o animal foi introduzido no local foi alimentado por outro pássaro da mesma espécie.


A adoção foi comemorada pelos profissionais que consideraram um importante passo para a conservação dos sebitos na ilha. “É um grande feito, pois saber que esse tipo de manejo funciona nos dá perspectivas muito positivas para a manutenção da espécie”, ressalta Geisiane.


Monitoramento de ninhos

A escolha do local para inserir o filhote não foi por acaso. Na área do Sancho é realizado o monitoramento dos ninhos das duas aves que só existem aqui na ilha: o sebito e a cocoruta. O trabalho é realizado pelo projetoAves de Noronha (@avesdenoronha).


Confira no vídeo o momento em que o filhote recebe alimento de outro pássaro da mesma espécie e a explicação da bióloga Geisiane.

*Espécie que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica.






Commentaires


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page