top of page
  • Writer's pictureICMBio Noronha

ICMBio Noronha participa de Plano Nacional para conservação de tubarões

Um grupo técnico com objetivo de apoiar ações voltadas aos incidentes com tubarões foi pensado para apoiar e subsidiar ações nestes casos


Foto oficial do evento

Ao longo da semana passada (de 23 a 27) aconteceu em Itajaí – SC, a reunião de elaboração do segundo ciclo do Plano de Ação Nacional (PAN) para conservação dos tubarões. O evento reuniu representantes de Unidades de Conservação, associações de pescadores, responsáveis por aquários, indústria pesqueira, pesquisadores e outros colaboradores.


No foco estão as espécies de tubarões e raias ameaçadas. Foram discutidas ações e medidas para que sejam tomadas de forma conjunta tanto pelos órgãos de meio ambiente, como pela cadeia produtiva visando a preservação das espécies e ao mesmo tempo melhorias dos recursos pesqueiros.


Ricardo Araújo, analista ambiental e chefe de Pesquisa do ICMBio Noronha, esteve no evento, levando ao debate as questões especificas da ilha, discussões de novas pesquisas e atividades de monitoramento, bem como as questões de interações entre pessoas e tubarões. Um grupo técnico com objetivo de apoiar ações voltadas aos incidentes com tubarões foi pensado para apoiar e subsidiar ações nestes casos. Ele relata que a partir deste evento novas ações integradas devem ocorrer em nível nacional e local.


Mudanças Climáticas e pesquisas aliadas à visitação também foram colocadas como ações prioritárias a serem desenvolvidas ao longo dos próximos anos. Fernando de Noronha é hoje considerado um dos melhores lugares do país para a observação de tubarões, e é também alvo do estudo de vários grupos de pesquisa, que buscam entender melhor o comportamento do animal e oferecer subsídios para a tomada de decisões que envolvam a visitação humana em ambientes selvagens, como as praias do arquipélago.






Comments


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page