top of page

EcoNoronha conquista certificação do Sistema B Brasil

Com o reconhecimento pelas práticas de sustentabilidade, a empresa se torna a primeira de Fernando de Noronha a possuir o selo do Sistema B





Comemorando 10 anos de atuação, a empresa concessionária do Parque Nacional Marinho anunciou a conquista da certificação, que reconhece iniciativas que causam impacto positivo na sociedade e na natureza. O movimento de empresas B surgiu na América do Norte, e atualmente conta com 253 empresas brasileiras certificadas pelo Sistema B que se somam mundialmente a um grupo de mais de 5.000 iniciativas. O processo de certificação, que durou mais de um ano, inclui um longo questionário de avaliação seguido por etapas de verificação.

A Econoronha atua no arquipélago desde 2012 como concessionária do Parque Nacional Marinho na recepção e controle de visitantes, além de serviços de apoio à visitação. Em sua operação a empresa adota diversas práticas voltadas ao seu compromisso com a sustentabilidade como a contratação de mão de obra local, o combate ao uso de plástico de uso único, o apoio a iniciativas sociais da ilha, a educação ambiental e outras linhas de atividades.

“Fernando de Noronha é um refúgio protegido para a biodiversidade da região, e para nós atuar dentro do Parque Nacional é um enorme privilégio e responsabilidade, nosso compromisso socioambiental não poderia ser diferente”, afirma Alice Grossman, Diretora Operacional da EcoNoronha.

Em 2018 a EcoNoronha inaugurou o Posto de Informação e Controle na Praia do Leão, uma edificação 100% pensada a partir de tecnologias sustentáveis, com energia solar, captação de água da chuva, operação de um banheiro seco com compostagem e técnicas de construção limpa. Além disso, a empresa mantém um viveiro de mudas nativas que conta com abastecimento de água de reuso e adubação pelo composto produzido no banheiro seco, atuando também no controle de espécies de flora exótica e invasora.

Para Talita Uzêda, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas a Certificação é um reconhecimento de um caminho que não termina por aqui: “A certificação do Sistema B celebra um caminho longo de propósito e ao mesmo tempo lança novos desafios. Através da ferramenta temos uma avaliação de nosso desempenho que nos permite traçar novas metas e compromissos que queremos adotar para a EcoNoronha e todas as demais empresas do Grupo”, afirma a Gerente.

O CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, destaca que a agenda socioambiental sempre foi um pilar e diferencial do Grupo, "Nossa missão é encantar e gerar impacto positivo. A Certificação pelo Sistema B, que será ainda trabalhada para as demais operações, se soma a importantes iniciativas do Grupo, como a análise de emissões e compensação de carbono, outro forte compromisso que assumimos esse ano."


Comments


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page