• Bem Vindo |
  • Minha Conta |
  • Buscar

Instituto Chico Mendes - ICMBio

A missão do Instituto Chico Mendes é proteger o patrimônio natural brasileiro e promover o desenvolvimento socioambiental.

ICMBio

A missão do Instituto Chico Mendes é proteger o patrimônio natural brasileiro e promover o desenvolvimento socioambiental.

O Instituto 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado em 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União.

Cabe a ele ainda fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.

No Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, o Instituto também é responsável pela fiscalização dos serviços terceirizados, visitação, hospedagens e passeios. Assim, dentro desse contexto, desenvolve ações que integrem o Parque às comunidades vizinhas, através de parcerias com as escolas, empresas, universidades e instituições, com o objetivo de educar e tornar o cidadão mais próximo e consciente sobre a importância da natureza.

Maiores Informações:

Website: http://www.icmbio.gov.br

Conduta Consciente em Ambientes Naturais, clique aqui.