• Bem Vindo |
  • Minha Conta |
  • Buscar

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha

O Programa de Voluntariado realizado em Fernando de Noronha é oferecido pelo Parque Nacional Marinho, sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, com desenvolvimento de atividades dentro das duas Unidades de Conservação existentes no arquipélago: o Parque Nacional Marinho (PARNAMAR FN) e a Área de Proteção Ambiental (APA FN).

O Programa está pautado pelo Decreto Presidencial nº 4.519 de 13 de dezembro de 2002 e, no âmbito do Instituto Chico Mendes, pela Instrução Normativa nº 03 de 02 de setembro de 2009.

OBJETIVO

O Programa de Voluntariado tem por objetivo reunir estudantes e profissionais acima de 18 anos para ajudar nas atividades desenvolvidas pelo Parque Nacional Marinho. A ideia é que haja uma troca de experiências, que eles tragam novas ideias e que sejam parceiros do Parque e da APA na conservação de Fernando de Noronha. Além de viver na Ilha, estes voluntários têm a oportunidade de se envolverem com questões ambientais durante o período de participação no programa e de vivenciar a experiência de trabalhar em uma Unidade de Conservação.

COORDENAÇÕES DE VOLUNTARIADO

1. USO PÚBLICO E NEGÓCIOS

O atendimento ao público é a principal atividade desenvolvida pelo voluntário de Uso Público. O atendimento inclui desde o agendamento, recepção, auxílio com informações, apoio no controle e ordem da visitação em alguns dos atrativos do Parque, além de pesquisa realizada com os visitantes de Fernando de Noronha. O voluntário realiza também o monitoramento de trilhas e piscinas naturais para que os dados coletados sejam analisados junto aos gestores de Uso Público.

2. GESTÃO SOCIOAMBIENTAL – EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O(s) voluntário(s) de educação ambiental têm o desafio de envolver e mobilizar as crianças da comunidade às causas de conservação e relação meio ambiente / qualidade de vida.

3. PROTEÇÃO E FISCALIZAÇÃO

O apoio às atividades de proteção e fiscalização ocorre por meio do envolvimento dos voluntários nas atividades de rotina desta Coordenação. De modo geral, o voluntário auxilia na montagem de processos, propõe novas diretrizes e acompanha as saídas a campo quando necessário.

4. PESQUISA E MANEJO – Monitoramento de Trilhas / Piscinas Naturais

O voluntário responsável apoia as atividades de Pesquisa e Manejo realizadas nas Unidades de Conservação de Fernando de Noronha através do monitoramento terrestre, marinho e do suporte às questões administrativas, como organização dos documentos e dados, arquivos físicos e digitais, conforme orientação da Coordenação de Pesquisa e Manejo.

Em todas as áres de atuação os voluntários também devem elaborar relatórios sobre as atividades desenvolvidas e propor melhorias sempre que possível.

CONTRAPARTIDAS DO PARQUE

Como forma de viabilizar o Programa, o Parque oferece os seguintes benefícios como contrapartida do trabalho prestado:

          -   Alojamento compartilhado, masculino ou feminino, com banheiro;

          -   Duas refeições diárias;

          -   Cozinha comunitária, com utensílios para o preparo de refeições;

          -   Custeio do trecho aéreo entre Recife ou Natal até Fernando de Noronha, ida e volta;

          -   Isenção da taxa de preservação ambiental (TPA) para o período de desenvolvimento das atividades, valor diário cobrado pelo Governo do Estado de Pernambuco.

DEVERES DO PARTICIPANTE

São de responsabilidade do voluntário:

          -  Custeio de passagem do local de origem até Recife ou Natal;

          -  Comprometimento com as atividades assumidas;

          -  Pontualidade;

          -  Pró-atividade;

          -  Facilidade para diálogo e tomada de decisões participativas e criativas;

          -  Zelo com a sua segurança e dos demais colegas participantes;

          -  Zelo com os alojamentos e materiais disponibilizados;

          -  Respeito às regras de uso dos alojamentos institucionais.

COMO SE INSCREVER

Os interessados devem se candidatar através do email do voluntariado. O currículo e a ficha de solicitação de vaga preenchida precisam ser enviados no padrão de nomenclatura dos arquivos abaixo:

1) NOME E SOBRENOME_fichasolicitaçao -  Download da ficha de solicitação.

2) NOME E SOBRENOME_CVvoluntario - para o currículo.

E-mail: voluntarioparquenoronha@gmail.com

Mais informações Clique Aqui